G1 Santos

Gato abandonado com sinais de maus-tratos é resgatado, alvo de campanha e se torna símbolo de esperança; FOTOS

today19 de maio de 2023 7

Fundo
share close

Um gato que foi resgatado após ser encontrado em condições de maus-tratos em Santos, no litoral de São Paulo, se tornou alvo de uma campanha nas redes sociais. Ele estava totalmente desidratado, desnutrido e com infecção generalizada. Após ficar 30 dias internado e receber o carinho de pessoas de várias lugares do mundo, Eliseu está conseguindo se recuperar. Segundo a presidente da Ong Viva Bicho, Marilucy Pereira, o gatinho que nem se mexia se tornou símbolo de esperança.

O animal foi abandonado em um beco no bairro da Areia Branca, em Santos. Marilucy contou ao g1 que o Eliseu, nome escolhido pela instituição, foi encontrado no dia 16 de abril, após uma moradora do bairro informar à instituição. “Nós fomos no local e quando vimos ele, era como se estivesse em coma [estado vegetativo]. Ela não se mexia, não tinha reação”, disse.

Ainda segundo a presidente, ele foi levado para o hospital Viva Bicho e os veterinários diagnosticaram o animal com desnutrição severa e infecção generalizada. “Inicialmente sem esperanças. O soro foi aquecido porque ele não tinha massa muscular. Nada parecia que firmava no corpo dele. Ele era um esqueleto”, contou.



Após alguns dias dos primeiros procedimentos médicos, foi inserido o oxigênio e o tapete térmico. “Ele ficou uma semana mais ou menos nesse tratamento intensivo, com tudo que foi possível para resgatar a saúde dele. E, aos poucos e bem devagar, Eliseu foi reagindo”.

Com 15 dias de tratamento, apareceram os primeiros sinais de melhoras e recuperação. “Nós iniciamos com a alimentação e com algumas vitaminas. Ele começou a sentir mais vontade de comer e beber água. Para gente, era a primeira vitória”, explicou ela.

Ainda segundo Marilucy, parecia que o gato sentia que estava recebendo cuidados. “Ele lambia a gente, encostava a patinha na gente, tudo bem devagar, mas com demonstração de afeto. Eliseu sabia que a gente estava cuidando dele”, disse ela.

Com 15 dias de tratamento, apareceram os primeiros sinais de melhoras e recuperação — Foto: Arquivo Pessoal

A presidente explicou que, dias depois dos primeiros sintomas de melhora, a saúde do gato começou a ficar instável e as conquistas iniciais pareciam ter desaparecido. “Ele teve uma pequena piora e precisou voltar com procedimentos que já tinham sido retirados do tratamento dele e nos levou a pedir ajuda”.

A ONG não desistiu de lutar pela vida do Eliseu e fez uma postagem nas redes sociais contando a história do animal e pedindo energia positiva. Para surpresa de toda a equipe, os pedidos foram atendidos e tutores de outros animais começaram a publicar fotos com a hashtag EliseuVive.

“Eu não esperava que seria dessa forma. Foram mais de 50 mil curtidas e 20 mil compartilhamentos. Países como Canadá, Holanda, França, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Argentina e Suíça participaram da corrente”, disse a presidente.

Com a repercussão do história, a instituição decidiu que, se o Eliseu melhorasse, ele não seria indicado para adoção. Cerca de dez dias depois, o gato começou a reagir as medicações. Ele está indo para o banho de sol e consegue levantar metade do corpo.

“Em breve, com toda certeza, ele estará totalmente de pé, correndo e brincando em algum lugar por aí. Eliseu é um milagre, é uma história de superação. É inspiração pura. Eliseu viveu”.

Animais começaram a publicar fotos com a hashtag EliseuVive — Foto: Arquivo Pessoal

Vídeos: g1 em 1 minutos Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

promotoria-denuncia-motorista-do-onibus-envolvido-em-acidente-que-matou-o-sertanejo-aleksandro-e-outras-5-pessoas-no-interior-de-sp

G1 Santos

Promotoria denuncia motorista do ônibus envolvido em acidente que matou o sertanejo Aleksandro e outras 5 pessoas no interior de SP

O acidente aconteceu na altura do quilômetro 402,2 da rodovia, na pista sentido São Paulo. O ônibus vinha de Tijucas do Sul (PR) e tinha como destino a cidade de São Pedro (SP). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, na época, que 19 pessoas estavam listadas entre os passageiros. Segundo o promotor de Justiça de Miracatu (SP), Jonathan Vieira de Azevedo, a denúncia foi apresentada diante do desinteresse do motorista […]

today19 de maio de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%