G1 Mundo

Gays e lésbicas poderão se casar na igreja após Vaticano permitir bênção a casais do mesmo sexo? Entenda

today20 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

A nova orientação chamou a atenção do mundo porque vai de encontro à doutrina da Igreja Católica de condenar a união homossexual. E é um dos maiores avanços na aproximação a fiéis homossexuais, que há décadas exigem mudanças e modernizações na religião.

Entenda abaixo o que significa, na prática, a decisão, que recebeu o aval do papa Francisco:

Quem pode receber a bênção?



Qualquer casal do mesmo sexo pode participar do ritual, que pode ser realizado dentro de qualquer igreja católica.

Os padres são obrigados a realizar a bênção?

Não. Pela medida, padres católicos romanos podem abençoar casais homossexuais apenas se quiserem. Eles terão a prerrogativa de se negar a fazer a cerimônia, sem qualquer justificativa.

Por outro lado, o documento divulgado na segunda-feira pelo Vaticano também proíbe os padres de impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

Para a Igreja Católica, a bênção é o ato de invocar, a partir de orações, a proteção de Deus sobre uma ou mais pessoas. Na prática, pode ser feita por qualquer pessoa. Já dentro de igrejas, os padres são os responsáveis por realizar esses ritos.

Isso significa casamento?

Não. A bênção não equivale à celebração de um casamento por um padre, segundo o Vaticano. A nova medida também proíbe que o rito tenha qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento.

Padres também não poderão abençoar casais homossexuais durante liturgias regulares da Igreja.

No entanto, o documento não especificou quais são as “semelhanças com o casamento” proibidas. O Vaticano diz que os casais homossexuais não poderão reservar uma igreja para o ritual.

Mas não deixou claro, por exemplo, se convidados poderão assistir à bênção de casais do mesmo sexo, nem se um dos fiéis poderá trajar roupas semelhantes a de noivas e noivos.

O Vaticano mudou a postura sobre união homossexual?

O próprio Vaticano diz que não. No mesmo documento, afirma que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato “irregular” e que a doutrina não mudou, mas afirmou também que a autorização de bênçãos é um “sinal de que Deus acolhe a todos”.

Apesar de ter dado o aval ao documento do Vaticano, o papa Francisco também não havia se pronunciado sobre a nova orientação até esta terça-feira (19).

“Não podemos ser juízes que apenas proíbem”, disse, à época, o pontífice.

Apesar dos avanços, no entanto, coletivos de homossexuais católicos cobram o pontífice por mais mudanças há mais de uma década.

Papa diz que mulheres trans são

Papa diz que mulheres trans são “filhas de Deus”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ataque-de-rebeldes-que-apoiam-o-hamas-obriga-navios-a-desviar-rota-no-mar-vermelho-e-poe-em-risco-economia-mundial;-entenda

G1 Mundo

Ataque de rebeldes que apoiam o Hamas obriga navios a desviar rota no Mar Vermelho e põe em risco economia mundial; entenda

O Canal de Suez é a principal conexão entre a Ásia e a Europa, e o caminho marítimo que inclui o Mar Vermelho e o canal é importante para cadeias de suprimento de produtos em todo o mundo. A Agência de Energia dos Estados Unidos (EIA, por sua sigla em inglês) afirma que o local é "essencial para a segurança energética global" e no abastecimento de matérias-primas e mercadoria. Os […]

today20 de dezembro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%