Prefeitura de Guarujá

GCMs em formação participam de Workshop sobre o Sistema Único de Segurança Pública

today2 de agosto de 2022 17

Fundo
share close

Evento integra a grade curricular do Curso de Formação de Guardas Civis Municipais de Cubatão e Mairiporã e tem por objetivo aproximar ainda mais os alunos da rotina profissional

 Com objetivo de aprofundar e refletir sobre o papel da Guarda Civil Municipal dentro do Sistema Único de Segurança Pública, bem como os desafios e avanços da área, a Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) de Guarujá, realizou na última segunda-feira (1º), um workshop sobre o tema para os alunos do Curso de Formação de Guardas Civis Municipais de Cubatão e Mairiporã.

O evento, que visa também aproximar os futuros GCMs da rotina profissional, aconteceu na Unaerp – Campus Guarujá  e foi  promovido  pelo Centro de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP), da Sedecon.

Participaram da iniciativa secretário adjunto de Convivência Social, secretário adjunto de Defesa Social, secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, capitão PM Elizardo Matos Lyrio (comandante da 4ª Cia de Polícia – Cubatão), major PM Edite do Carmo Guireli (comandante da Guarda Civil Municipal de Cubatão) e o delegado de polícia Ruy de Matos Pereira Filho.

O secretário adjunto de Convivência Social, abriu a plenária falando sobre a legislação que rege as atividades dos guardas municipais, com destaque para a Lei Federal 13.022/2014 que deu legitimidade para as ações dos GCMs, que não se limitam somente ao cuidado patrimonial, e sim um trabalho multissetorial, em uma ação sistemática e planejada.



Já comandante da 4ª Cia de Polícia – Cubatão, capitão PM Elizardo Matos Lyrio, deu um panorama da atuação da Polícia Militar, falando sobre a estrutura, os programas de policiamento, patrulhamento e estatística da região.

O evento contou ainda com a explanação do delegado de polícia, Ruy de Matos Pereira Filho e do secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, que falou sobre o que está sendo planejado para receber a primeira turma de GCMs da Cidade. A previsão é que a partir de setembro, 60 agentes já estejam nas ruas daquele município.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tj-sp-determina-afastamento-de-prefeito-de-cananeia-por-suspeita-de-irregularidades-na-licitacao-de-carteiras-escolares

G1 Santos

TJ-SP determina afastamento de prefeito de Cananeia por suspeita de irregularidades na licitação de carteiras escolares

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou, nesta terça-feira (2), pelo afastamento imediato e provisório do prefeito de Cananeia, no interior de São Paulo, Robson da Silva Leonel (PL) por 90 dias - prorrogáveis pelo mesmo período. A decisão do juiz Luciano Persiano de Castro foi tomada após o ajuizamento de uma ação de responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público (MP). […]

today2 de agosto de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%