G1 Santos

Gerente de produção da novela Terra e Paixão se emociona ao lembrar como escolheu a carreira: ‘fico até arrepiado’

today29 de maio de 2023 10

Fundo
share close

Mauricio Quaresma, de 40 anos, é gerente de produção da novela ‘Terra e Paixão’, que estreou neste mês na Rede Globo, e responsável por fazer os orçamentos, planejar as diárias de gravações e organizar, em média, 500 pessoas nos bastidores de cada capítulo. Ao g1, ele lembrou e se emocionou de quando escolheu qual carreira seguir aos 17 anos. Na época, ainda em Santos, no litoral de São Paulo, contou ter feito um teste vocacional que o direcionou para a comunicação.

“Fico até arrepiado [com a recordação]. A gente não vê o tempo passar. É impressionante. Eu sinto que sou o mesmo Mauricio que começou lá no teste vocacional, que tinha um desejo de continuar na área [da comunicação]. Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de conquistar tudo isso”.

Quaresma começou a carreira auxiliando apresentadores em programas de televisão. Segundo ele, a dramaturgia apareceu por acaso, por intermédio de uma amiga que o indicou para uma vaga de estágio na produção de uma novela quando ele estava no final da faculdade de Rádio e TV.



Mauricio Quaresma, de 40 anos, é gerente de produção da novela Terra e Paixão — Foto: Arquivo Pessoal

O profissional tem participação na produção de mais de 10 novelas e minisséries, como: O Outro Lado do Paraíso, Cidade Proibida e A Lei do Amor. Como gerente, Terra e Paixão é a terceira oportunidade. Quaresma também foi responsável por Malhação: Toda Forma de Amar, última temporada da série, e Além da Ilusão.

À reportagem, o gerente de produção disse acreditar que trabalhar em novela é como fazer um filme curta-metragem por dia, já que, em média, 50 minutos precisam ir ao ar de segunda-feira a sábado.

Em Terra e Paixão, Quaresma afirmou que o maior desafio foi reproduzir as paisagens do Mato Grosso do Sul. A equipe passou pelo estado onde realizou pesquisas e coletou informações antes de começar as gravações nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Mauricio Quaresma com Walcyr Carrasco, autor da novela Terra e Paixão — Foto: Arquivo Pessoal

“É muito interessante trabalhar nesse ramo da dramaturgia porque cada dia você faz uma coisa diferente. Como é que eu imaginaria fazer uma análise de solo junto com o agrônomo para plantar milho?”. Segundo ele, a equipe alugou uma fazenda a 20 minutos dos Estúdios Globo e no local plantou milho para usar a área para gravações.

“Os grandes desafios que temos são conseguir reproduzir da forma mais real possível para o telespectador o que a gente está lendo no texto do autor”, explicou

Quaresma também destacou a parceria com Walcyr Carrasco, escritor da novela Terra e Paixão. “É Uma pessoa que, eventualmente, eu ligo com alguma questão. Ele me escuta e muda uma coisa ou outra que a gente pede […]. É incansável em ajudar. Trabalhar em parceria com pessoas que estão remando na mesma direção é a melhor coisa que tem”, afirmou.

Mauricio Quaresma com a equipe da novela Terra e Paixão durante estudos no Mato Grosso do Sul — Foto: Arquivo Pessoal

Apesar de ter ajudado a produzir a festa de lançamento de Terra e Paixão, o gerente preferiu voltar para Santos (SP) e assistir a estreia da sua primeira novela em horário nobre ao lado da família.

“A minha mãe está meio doente e eu achei importante assistir esse primeiro capítulo com ela, que é uma telespectadora assídua de todas as novelas que eu faço. Eu sabia que ela ia ficar muito feliz […] A gente vive tão intensamente e trabalha tanto durante o período de produção de uma novela, que fica difícil dar atenção para qualquer outra pessoa”, finalizou.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

empresaria-ganha-tatuagem,-cobre-queimadura-de-infancia-e-‘cura’-marcas-fisica-e-psicologica:-‘era-um-sonho’

G1 Santos

Empresária ganha tatuagem, cobre queimadura de infância e ‘cura’ marcas física e psicológica: ‘era um sonho’

Moradora de Santos, no litoral de São Paulo, ela contou ter queimado o braço esquerdo brincando com uma garrafa de álcool e fogo - o frasco explodiu e a atingiu. Desde o acidente, portanto, passou a esconder as feridas que, segundo ela, causavam desconforto. "Eu não olhava no espelho do lado da queimadura, sempre escondia. Era grande e bem feia. Me incomodava demais. Só quem tem marcas como essa sabe […]

today29 de maio de 2023 40

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%