G1 Santos

Gilmar anula julgamento do STJ envolvendo desembargador que humilhou guarda em Santos

today1 de março de 2023 6

Fundo
share close

Na ocasião, o desembargador rasgou a multa e chamou o guarda de analfabeto.

“Leia bem com quem o senhor está se metendo”, disse Siqueira ao guarda, mostrando um documento.



CNJ abre processo disciplinar e afasta desembargador que humilhou guarda em Santos, SP

CNJ abre processo disciplinar e afasta desembargador que humilhou guarda em Santos, SP

Gilmar Mendes analisou um pedido feito pela defesa de Siqueira, que questionou decisão da Corte Especial, de dezembro de 2020, que determinou a abertura de inquérito para apurar se houve crime de abuso de autoridade e se houve infração de medida sanitária por parte do magistrado.

Inicialmente, o ministro Raul Araújo, relator do pedido, rejeitou a abertura do inquérito. Segundo o ministro, não ficou configurado o delito de abuso de autoridade, uma vez que tal crime exigiria que o agente invocasse a condição de funcionário público para descumprir obrigação prevista em lei.

A PGR, então, apresentou recurso, e a Corte Especial do STJ acolheu o recurso.

Ao STF, os advogados de Siqueira alegaram que houve violação do direito de defesa porque não se manifestaram sobre o recurso da PGR.

Mendes concordou que a Corte Especial violou o direito de Siqueira.

“À luz dos elementos juntados aos autos, é possível concluir que o paciente comprovou violação aos princípios do contraditório e da ampla defesa. Afinal, como consta da certidão de julgamento, a habilitação do requerente somente ocorreu após o início do julgamento do recurso, e não houve oportunidade para contra-arrazoar o recurso interposto pela Procuradoria-Geral da República”, escreveu.

VÍDEOS: notícias de política




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

usafa-santa-cruz-tera-programacao-especial-para-as-mulheres-nesta-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

Usafa Santa Cruz terá programação especial para as mulheres nesta sexta-feira

Unidade terá aula de dança, café da tarde, sorteios e muita conscientização A próxima sexta-feira (3), das 13 às 16 horas, as mulheres serão homenageadas com muito carinho pela Unidade de Saúde da Família (Usafa) Santa Cruz, em Guarujá. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, data celebrada no próximo dia 8, haverá uma programação especial só para elas no Centro Comunitário Esportivo Saldanha da Gama, próximo à Unidade. A […]

today1 de março de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%