Centenas de famílias que vivem em palafitas e áreas de risco em Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, receberam chaves de novas moradias nesta quinta-feira (21), por meio do programa estadual Vida Digna. Ao todo, foram 580 apartamentos entregues que, ao todo, receberam investimentos da ordem de R$ 123 milhões.
As cerimônias de entregas contaram com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aproveitou a visita na Baixada Santista para inaugurar a revitalização da ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, em Santos.
Em Guarujá, 440 famílias que moravam na comunidade da Prainha, em Vicente de Carvalho, receberam as chaves de apartamentos. Segundo apurado pelo g1 com o governo estadual, foram 340 imóveis entregues no conjunto habitacional ‘Guarujá O’, no Cantagalo e 100 no ‘Guarujá N’, na Vila Edna.
Governador Tarcísio de Freitas entrega as chaves aos moradores do conjunto habitacional na Caneleira em Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Os residenciais contam com estacionamento, centro de apoio ao condomínio, playground, quadras poliesportivas, área com equipamentos para práticas esportivas e sistema de energia fotovoltaica para iluminação. Os apartamentos de 49,52 m² possuem dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia.
Durante o evento, Tarcísio disse que a Baixada Santista é uma prioridade para o governo estadual. “A gente quer tirar as pessoas da palafita para casa digna. As pessoas merecem casa digna. Não é possível que no estado mais rico do Brasil, a gente tenha pessoa morando em palafita ainda. Nós vamos começar a entregar residência”, afirmou.
Ainda segundo ele, o objetivo é proporcionar mais do que casas à população, que viveu por anos em situação de vulnerabilidade. “Nós temos todo um programa de desenvolvimento social para que a gente possa depois ligar essas pessoas à oportunidade, emprego, ao treinamento”, disse Tarcísio.
Governador Tarcísio de Freitas participou da cerimônia de entrega de chaves — Foto: Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal
Em Santos, 140 famílias que moram em áreas de risco na Zona Noroeste foram beneficiadas com casa própria no conjunto habitacional ‘Santos Y’, no bairro Caneleira.
“A gente vai fechar o ano entregando 20 mil imóveis no estado de São Paulo. São 20 mil famílias que estão realizando o sonho da casa própria. Só aqui na região, nós entregamos 2 mil imóveis, tem 6 mil em produçãi. Nós já estamos planejando construir mais 11 mil”, relatou Tarcísio de Freitas.
Os apartamentos entregues possuem área útil de 42,31 m², dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia. Já o condomínio é formado por quatro edifícios de cinco andares cada e tem à disposição dos moradores estacionamento, playground, quadras poliesportivas, aparelhos para práticas esportivas e centro de apoio ao condomínio.
O financiamento dos imóveis segue a Política Habitacional do Estado de São Paulo, que prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Desta forma, as famílias pagarão aproximadamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato.
O valor das parcelas é calculado levando em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, até 20% dos rendimentos mensais com as prestações.
Chaves aos moradores do conjunto habitacional na Caneleira em Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Publicar comentários (0)