A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, participa da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Estádio Olímpico — Foto: Daniel LEAL-OLIVAS / AFP
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recomendou aos moradores da capital japonesa que utilizem roupas de gola alta como proteção contra o frio e para economizar dinheiro em um momento de aumento dos preços da energia.
Koike, que estava vestida com uma blusa de gola alta sob a jaqueta, estimulou os moradores de Tóquio a utilizar roupas quentes no inverno para reduzir as contas de energia elétrica.
“Aquecer o pescoço tem um efeito térmico. Eu mesmo estou de gola alta. E usar um cachecol também mantém você aquecido. Isso economizará eletricidade”, disse Koike na sexta-feira.
“Esta é uma das ferramentas para superarmos juntos o rigoroso clima energético no inverno”, disse, antes de acrescentar que o presidente francês Emmanuel Macron está “tomando a liderança no uso de gola alta”.
Como muitos países, o Japão – que aspira alcançar a neutralidade de carbono até 2050- enfrenta uma redução do abastecimento de energia desde o início da guerra na Ucrânia.
Em agosto, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu a reativação da indústria nuclear do país para enfrentar o aumento dos custos da energia importada.
A medida, no entanto, será difícil de aplicar devido ao desastre nuclear de Fukushima em 2011, que provocou a suspensão de muitos reatores por razões de segurança.
Onze anos depois, 10 dos 33 reatores nucleares do Japão estão novamente em funcionamento. Estes não funcionam durante todo o ano e o país continua dependendo em grande medida das importações de combustíveis fósseis.
Publicar comentários (0)