G1 Mundo

Governo Biden envia ao Congresso dos EUA pacote de US$ 1 bilhão em armas a Israel

today15 de maio de 2024 7

Fundo
share close

A informação foi confirmada por uma autoridade dos EUA ouvida pela agência de notícias Reuters. O pacote de armamentos foi elaborado pelo Departamento de Estado americano e inclui projéteis de tanque, morteiros e veículos táticos blindados, disse um oficial à Reuters.

Os presidentes e membros mais elevados dos Comitês de Relações Exteriores do Senado e dos Assuntos Exteriores da Câmara revisam os principais acordos estrangeiros de armamentos.

Veja abaixo a linha do tempo da discordância entre EUA e Israel, que culminou na questão do fornecimento de armas:



Dia 8: Biden diz que civis morreram por causa de bombas dos EUA

Biden deu a declaração durante uma entrevista. Perguntaram a ele sobre por que um carregamento de bombas para Israel havia sido suspenso. “Morreram civis em Gaza por consequência dessas bombas. Não vamos oferecer as armas e projéteis de artilharia que têm sido utilizados” na ofensiva de Israel contra o Hamas, afirmou Biden na entrevista.

“Se Israel entrar em Rafah, eu não vou fornecer as armas que serão usadas”, afirmou ele.

Biden afirmou que deixou claro a Benjamin Netanyahu (primeiro-ministro de Israel) e ao gabinete de guerra que os israelenses não teriam o apoio dos americanos se, de fato, atacarem esses centros populacionais. “Não nos distanciamos da segurança de Israel. Nós nos distanciamos da capacidade de Israel de travar guerra nessas áreas”, disse o presidente dos EUA.

A informação foi publicada inicialmente pela agência americana Associated Press e pela rede de TV dos EUA CNN.

Uma pessoa do governo afirmou à Associated Press que um envio de armas (1.800 bombas de 907 kg e 1.700 bombas de 226 kg) chegou a ser interrompido, mas que ainda não havia uma “decisão definitiva” sobre como proceder com o envio.

Biden discursa no dia 8 maio de 2024 — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Dia 10: EUA dizem que vão seguir fornecendo armas

No dia 10, o Departamento de Estado dos EUA publicou um relatório no qual afirmou que o país reprova a forma como Israel usa as armas americanas na Faixa de Gaza, mas não encontrou provas suficientes para interromper o fornecimento.

Segundo o texto, “é razoável estimar” que Israel usou armas de forma incompatível com o direito humanitário internacional. Ele diz, no entanto, que os EUA não puderam chegar “a conclusões definitivas”.

O relatório foi elaborado a pedido do presidente americano, Joe Biden, pressionado por congressistas democratas que consideram que os EUA podem se tornarem “cúmplices” do uso que se faz das armas americanas. Em fevereiro, Biden ordenou ao Departamento de Estado que examinasse como os países que recebem ajuda militar dos EUA usam essas armas, para verificar se eles cumprem as leis americanas.

A divulgação do relatório atrasou vários dias devido a um debate interno no Departamento de Estado, e aconteceu depois que Biden ameaçou suspender o envio de alguns projéteis e bombas a Israel se o país realizasse uma operação de envergadura em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homens-armados-emboscam-camburao-que-transportava-traficante-e-matam-dois-policiais-na-franca

G1 Mundo

Homens armados emboscam camburão que transportava traficante e matam dois policiais na França

O camburão transportava Mohamed Amra, um traficante de drogas conhecido como "The Fly", que foi libertado pelos criminosos. No vídeo, é possível ver um SUV preto colidindo de frente com uma van na saída de uma cabine de pedágio, e logo depois homens armados saem do carro apontando armas automáticas em direção à van, retirando "The Fly" e ateando fogo aos veículos antes de fugir do local. O ataque ocorreu […]

today15 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%