G1 Mundo

Governo colombiano suspende unilateralmente acordo de cessar-fogo com dissidentes das FARC

today22 de maio de 2023 3

Fundo
share close

Decisão ocorre após o assassinato de quatro menores de idade em Putumayo.


Presidente colombiano, Gustavo Petro, durante discurso em evento no dia 9 de maio de 2023 — Foto: Luisa Gonzalez/REUTERS



O Governo colombiano suspendeu unilateralmente o acordo de cessar-fogo com o Estado-Maior Central, o principal grupo de dissidentes da guerrilha das Farc, em quatro das regiões mais conturbadas do país nesta segunda-feira (22).

“Se o cessar-fogo bilateral não é efetivo para proteger a vida e a integridade dos civis em determinados locais da nação, não faz sentido persistir nele”, diz o comunicado veiculado pelo presidente do país, Gustavo Petro.

A decisão ocorreu após o assassinato de quatro menores de idade em Putumayo. Eles teriam desertado do grupo paramilitar e foram executados nas fronteiras dos departamentos de Caquetá e Amazonas.

O governo chamou a atitude de “desumana e uma grave violação do direito internacional”.

Após a suspensão unilateral, o governo de Petro convocou reuniões de paz com membros da FARC para debater maneiras de solucionar problemas similares e manter o cessar-fogo em todo o país.

Veja a nota completa em espanhol abaixo:

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-presidente-‘linha-dura’-que-virou-um-dos-lideres-mais-populares-do-mundo-nas-redes

G1 Mundo

O presidente ‘linha-dura’ que virou um dos líderes mais populares do mundo nas redes

São mais de 6 mil quilômetros entre a maior cidade do Brasil e esse que é o menor país da América Latina em área territorial. Mas o interesse do brasileiro está a apenas alguns toques no celular: a atuação e as redes de Nayib Bukele, o polêmico presidente do país, eleito em 2019, aos 37 anos. "Ele foi algo novo, diferente, que apareceu na política", defende o seguidor brasileiro, que […]

today22 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%