G1 Mundo

Governo da Itália cogita propor eleição direta para premiê

today31 de maio de 2023 6

Fundo
share close

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse nesta quarta-feira (31) que o governo italiano deve apresentar em breve uma nova proposta de reforma constitucional que estabelece a eleição direta para premiê.

A Itália é parlamentarista desde 1946, e, até o momento, o chefe do governo é indicado pelo partido ou aliança que detém a maioria das cadeiras no Legislativo.

“Não temos preconceitos, mas parece que se caminha rumo a uma proposta de eleição direta do presidente do Conselho de Ministros (nome oficial da função de premiê), de modo que haja um governo que dure bastante tempo”, disse Tajani.



Até o momento, o governo não deu detalhes sobre como o novo regime funcionaria na prática.

Esse modelo seria uma espécie de meio-termo para agradar o governo, que chegou a cogitar a hipótese de presidencialismo, e a oposição, que é contra alterações na função de presidente da República, cargo eleito pelo Parlamento.

Apoiadores políticos da extrema direita italiana vão às ruas em Roma — Foto: Andreas SOLARO / AFP

Primeira-ministra italiana e o fascismo

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, de 46 anos, é uma das principais vozes da extrema-direita aliada ao movimento pós-fascista no país. Ela é líder do partido Irmãos de Itália.

Apesar da relação com o fascismo, em outubro de 2022 – aproximadamente um mês após tomar posse como primeira-ministra italiana – ela negou qualquer “simpatia ou proximidade” com a ideologia extremista.

“Nunca tive qualquer simpatia ou proximidade com regimes antidemocráticos. Por nenhum regime, incluindo o fascismo”, afirmou em seu primeiro discurso como chefe de Governo na Câmara dos Deputados.

No mesmo discurso, ela ainda disse que “não se desviará um centímetro” dos valores democráticos e que “lutará contra qualquer forma de racismo, antissemitismo, violência política, discriminação” (relembre).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-conversa-com-papa-francisco-por-telefone-e-convida-religioso-para-visitar-o-brasil

G1 Mundo

Lula conversa com Papa Francisco por telefone e convida religioso para visitar o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira (31). Segundo o Palácio do Planalto, na conversa, Lula convidou o religioso para visitar o Brasil. Sobre o convite, o governo brasileiro informou que o líder da Igreja Católica "ficou de analisar a possibilidade da visita". Segundo o Planalto, Lula deve visitar o Vaticano para uma reunião com o Papa em […]

today31 de maio de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%