G1 Mundo

Governo de Israel sobrevive a moção de censura em dia de greve e protestos

today27 de março de 2023 6

Fundo
share close

A moção – um recurso de regimes parlamentaristas através do qual os deputados podem retirar um primeiro-ministro do cargo – foi rejeitada por 59 parlamentares e aprovada por 53. Em uma segunda votação, 60 deputados votaram contra a moção de censura e 51 permaneceram a favor.

Com isso, o Parlamento deu aval para que Netanyahu siga no cargo, apesar de o premiê ser alvo de intensos protestos nas últimas semanas no país, que crescem a cada dia e preocupam a comunidade internacional.

A revolta é contra a reforma do Judiciário que o líder israelense quer implementar. Entre outros pontos, o texto tira o poder do Tribunal Supremo, cujas decisões passam a ser subordinadas ao Parlamento. Críticos alegam que a alteração aumenta o poder do Legislativo sobre o Judiciário, o que coloca em risco o caráter democrático do Estado.



Um porta-voz do governo da Alemanha disse nesta segunda-feira que Berlim acompanha “com preocupação” as manifestações em Israel.

O chefe do sindicato Histadrut de Israel, Arnon Bar-David, convocou uma greve nacional mais cedo para começar nesta segunda.

A Associação Médica de Israel e a Federação de Autoridades também anunciaram que irçao se juntar aos manifestantes, de acordo com a mídia israelense.

Em um discurso na noite de sábado, o ministro exonerado, que pertence ao mesmo partido de Netanyahu, o conservador Likud, disse temer que a divisão sobre a reforma crie uma “ameaça real para a segurança de Israel“.

Desde que o governo Netanyahu, um dos mais à direita da história de Israel, apresentou o projeto de reforma judicial, em janeiro, o país está dividido e há manifestações contrárias a cada semana.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

principe-harry-vai-a-tribunal-em-londres-contra-jornal-britanico,-diz-bbc

G1 Mundo

Príncipe Harry vai a tribunal em Londres contra jornal britânico, diz BBC

Duque de Sussex está processando 'Daily Mail' em processo conjunto com Elton John e as atrizes Sadie Frost e Liz Hurley. Príncipe Harry chega no Tribunal Superior do Reino Unido, em Londres, em 27 de março de 2023. — Foto: Toby Melville/ Reuters O príncipe Harry foi a um tribunal de Londres nesta segunda-feira (27) prestar depoimento em processo contra o jornal "Daily Mail", de acordo com a rede britância […]

today27 de março de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%