G1 Santos

Governo de SP lança Núcleo de Ação para combate à violência contra povos indígenas no litoral de SP

today9 de novembro de 2023 2

Fundo
share close

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) lançou um Núcleo de Ação Local (NAL) para combater a violência contra comunidades indígenas em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O projeto-piloto atuará na Aldeia Indígena de Tapirema, onde vivem aproximadamente 400 indígenas de duas diferentes etnias.

Segundo o órgão, o Núcleo atuará como um braço do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), contando com representantes das aldeias, das polícias Civil e Militar, e órgãos municipais e federais, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Polícia Federal.

O projeto-piloto servirá para medir os resultados e ações de segurança pública que podem ser desempenhadas nas áreas adjacentes das comunidades.



As demandas da população serão apresentadas ao Conseg de Peruíbe, que deve encaminhar à Secretaria da Segurança Pública para fazer a medição do projeto.

A função do núcleo é de prevenir e combater a ocorrência de crimes cometidos no entorno das regiões, principalmente devido aos casos de ameaça e mineração ilegal, ligados às questões ambientais.

Governo de São Paulo lança Núcleo de Ação para combater violência contra povos indígenas em Peruíbe — Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública

De acordo com a SSP, o registro de crimes no território é subnotificado, o que dificulta a ação preventiva da Polícia na localidade. Com o equipamento, a SSP espera blindar e evitar o assédio dos criminosos nas aldeias.

A primeira reunião do grupo ainda não possui data prevista, pois deve ser agendada após definição da formação do núcleo. A princípio, a diretoria do núcleo deve ser composta pela liderança indígena local, com auxílio do comandante da Polícia Militar Ambiental e o delegado de Meio Ambiente.

Ainda de acordo com a SSP, haverá uma rotatividade pelas lideranças locais na diretoria do NAL, garantindo que os pedidos de todas as aldeias e comunidades sejam atendidos.

O lançamento do núcleo ocorre após reuniões e tratativas entre as entidades, partindo da proposta apresentada pela Coordenadoria de Políticas para População Indígena, da Secretaria da Justiça e Cidadania do governo do estado.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-enfrenta-jacupiranga-por vaga-nas-finais-da-copa-estadual

Prefeitura de Guarujá

Guarujá enfrenta Jacupiranga por vaga nas finais da Copa Estadual

A partida acontece nesta sexta-feira (10), às 15h30, em Praia Grande O time de futebol feminino sub-17 da Prefeitura de Guarujá disputa uma vaga nas fases finais da Copa Estadual contra o Jacupiranga nesta sexta-feira (10). O jogo acontece às 15h30, em Praia Grande. O vencedor do jogo se torna o representante do litoral, disputando a última parte da competição, com outros times classificados por regiões. A fase final do […]

today9 de novembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%