G1 Mundo

Governo separatista de Nagorno-Karabakh anuncia dissolução; mais da metade dos habitantes já fugiu para a Armênia

today28 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

A região de Nagorno-Karabakh, que fica no Cáucaso, é internacionalmente reconhecida como parte do Azerbaijão. No entanto, os moradores, em maioria, se identificam como de etnia armênia, país vizinho.

Esse governo autônomo foi instituído em 1994, fruto de um movimento separatista que ganhou o apoio do governo da Armênia.

Nagorno-Karabakh — Foto: g1



Mais da metade da população fugiu

Um novo balanço divulgado pela agência de notícias russa RIA nesta quinta indicou que cerca de 70 mil pessoas deixaram Nagorno-Karabakh em direção à Armênia, representando mais da metade da população local estimada em 120 mil habitantes.

A fuga em massa começou na noite de domingo, e a única estrada que liga Nagorno-Karabakh à Armênia rapidamente se encheu de carros, criando um engarrafamento de horas de duração.

A explosão aconteceu enquanto motoristas faziam fila para abastecer os veículos para deixar a região, segundo testemunhas citadas pelo jornal “The New York Times”.

Refugiados armênios que fugiram da região de Nagorno-Karabakh chegam à vila fronteiriça de Kornidzor, na Armênia, no dia 27 de setembro de 2023 — Foto: Irakli Gedenidze/Reuters

Armênia acusa Azerbaijão de “limpeza étnica”

Na segunda-feira (25), o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, em reunião com autoridades norte-americanas, afirmou haver em curso uma limpeza étnica contra armênios em Nagorno-Karabakh.

O governo azerbaijano negou e prometeu que vai respeitar os direitos da população etnicamente armênia e restaurar o acesso à única via que liga a região ao país vizinho, fechada dez meses atrás.

Azerbaijão prendeu ex-líder opositor

Ruben Vardanyan é escoltado por militares na cidade de Baku, no Azerbaijão, em 27 de setembro de 2023 — Foto: Ministério da Defesa do Azerbaijão/via REUTERS

O governo do Azerbaijão comunicou nesta quarta-feira (27) que prendeu um ex-chefe do governo separatista enquanto ele tentava cruzar a fronteira a caminho da Armênia. Ele foi acusado por “financiar o terrorismo e cruzar ilegalmente a fronteira”.

Ruben Vardanyan foi levado pelo exército até a capital azerbaijana, Baku, onde foi entregue aos órgãos estatais para ser julgado.

Vardanyan, é um empresário bilionário que fez fortuna na Rússia. Ele era dono de um grande banco de investimento e mudou-se para Nagorno-Karabakh em 2022. Ele serviu como chefe do governo regional entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, quando renunciou ao cargo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pantano-do-shrek:-replica-da-casa-pode-ser-reservada-de-graca-na-escocia-para-o-halloween

G1 Mundo

Pântano do Shrek: réplica da casa pode ser reservada de graça na Escócia para o Halloween

Hóspedes podem passar duas noites, de 27 a 28 de outubro. Experiência dos filmes é recriada e local para banho fica a 20 metros do quarto. Confira o vídeo. Casa do Shrek na Escócia está disponível para aluguel de férias Para o Halloween deste ano, os fãs do Shrek que forem até a Escócia vão poder se hospedar em uma réplica da casa do pântano do personagem de graça. A […]

today28 de setembro de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%