G1 Mundo

Grécia congela propriedade de vice-presidente do Parlamento Europeu

today12 de dezembro de 2022 13

Fundo
share close

Eva Kaili foi presa no domingo (11) acusada de corrupção e participação em organização criminosa. Caso é inédito no Legislativo da União Europeia.


Foto de arquivo de 7 de dezembro de 2022 mostra a vice-presidente do Parlamento Europeu, Eva Kaili, durante cerimônia. Ela seria uma das pessoas presa preventivamente em investigação de corrupção. — Foto: Eric Vida;/European Parliament/AFP



Além de Kaili, outras três pessoas também foram presas e acusadas de “participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção”, disseram os promotores responsáveis pelo caso, da Justiça da Bélgica, em comunicado no domingo (11).

A suspeita, segundo a investigação, é de que Kalil e os outros três acusados repassavam propina e presentes a deputados do Parlamento Europeu – que tem legisladores de todos os países da União Europeia. Ainda não está clara qual a relação que membros do governo do Catar tinham com o suposto esquema.

O caso é inédito no Legislativo do bloco europeu.

A Promotoria belga não divulgou o nome dos acusados, mas uma fonte próxima ao caso afirmou que Kaili, deputada socialista da Grécia, estava entre eles. A assessoria da vice-presidente não havia se manifestado sobre o caso até a última atualização desta notícia.

Já o Parlamento Europeu disse apenas que suspendeu Kaili de suas funções.

O partido socialista grego PASOK, ao qual Kaili pertencia, afirmou ter expulsado da deputada da sigla.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

copa-do-mundo-2022:-asian-town,-o-bairro-pobre-dos-operarios-que-construiram-estadios-no-catar

G1 Mundo

Copa do Mundo 2022: Asian Town, o bairro pobre dos operários que construíram estádios no Catar

Longe dos holofotes da cosmopolita, luxuosa e ultramoderna Doha, a capital do país, que é exibida na televisão, os homens mais humildes do país se reúnem em sua particular "área de torcedores para pobres". É assim que eles mesmos a chamam. Futebol está sendo distração dos migrantes após jornadas de trabalho que muitas vezes ultrapassam 12 horas — Foto: JOSÉ CARLOS CUETO / BBC MUNDO O local fica no estádio […]

today12 de dezembro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%