G1 Mundo

Grupo de brasileiros aguarda para deixar Gaza pela fronteira com Egito

today15 de outubro de 2023 17

Fundo
share close

Esse grupo manifestou vontade de voltar ao país, em razão da guerra na Faixa de Gaza.

Inicialmente, os brasileiros que buscaram ajuda do governo brasileiro ficaram abrigados em uma escola católica ao norte de Gaza, que era utilizada como um abrigo. Depois seguiram de ônibus até a cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza.

Khan Younes fica a 16 km de Rafah, cidade na fronteira com o o Egito. É lá onde fica o posto de controle para cruzar a fronteira. Mas o local é raramente aberto à passagem de moradores de Gaza, com exceção de casos como emergências de saúde, previamente autorizados.



Pessoas de diversas nacionalidades já estão concentradas na passagem de Rafah, aguardando a deliberação do Egito.

Ao chegarem ao sul de Gaza, neste sábado (14), os brasileiros foram alocados pela embaixada do Brasil na Palestina em uma casa na região. Nesse grupo estão oito adultos e onze crianças. Agora, a expectativa é que o Egito autorize a passagem.

O Egito, segundo a diplomacia brasileira, tem receio, entre outros pontos, de que esses brasileiros se tornem refugiados no país. As autoridades egípcias também temem perder o controle da situação caso abram a fronteira com Gaza.

“O presidente Lula informou que assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil”, informou a Presidência em nota.

No início das negociações diplomáticas, o Brasil cogitava buscar o grupo de brasileiros no Cairo, capital do Egito. Mas, para isso, o grupo teria que se deslocar centenas de quilômetros por ônibus em território egípcio, o que não agradou ao governo daquele país. Por isso, o Brasil mudou a proposta para o aeroporto de Arish, a apenas 53 km da fronteira.

O avião da Força Aérea Brasileira, de uso da Presidência da República, está em Roma, aguardando a autorização do Egito para se dirigir ao país.

A Faixa de Gaza é um território de ocupação palestina entre o Egito e Israel. A região tem sido alvo de bombardeios de Israel há uma semana, desde que o grupo terrorista Hamas atacou o território israelense.

O Hamas tem bases em Gaza.

Infográfico mostra rota de fuga de brasileiros em Gaza — Foto: Arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

muro-em-tel-aviv-reune-cartazes-com-israelenses-sequestrados-pelo-hamas

G1 Mundo

Muro em Tel Aviv reúne cartazes com israelenses sequestrados pelo Hamas

Manifestação pediu por mais ação do governo israelense para resgatar reféns levados por grupo terrorista. Muro em Tel Aviv reúne cartazes com fotos de israelenses sequestrados pelo Hamas Em Tel Aviv, capital de Israel, uma manifestação em frente ao Ministério da Defesa reuniu dezenas de pessoas neste sábado (14). Elas pediam mais ações do governo para resgatar os 126 reféns sequestrados pelo Hamas desde o início do conflito. Em um […]

today15 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%