G1 Santos

Guarda compartilhada e guarda alternada de filhos? Qual a diferença?

today28 de abril de 2023 11

Fundo
share close

Sem dúvida, o senso comum, em algumas oportunidades, confunde o guarda compartilhada com guarda alternada de filhos.

A guarda compartilhada decorre de lei e determina que compete a ambos os pais, juntos, assumirem a tarefa e a responsabilidade dos filhos, no que se refere a todos os aspectos da vida deles, como educação, saúde, lazer etc. A guarda compartilhada estabelece a custódia física da criança/adolescente com o pai ou com a mãe, sem que para isso precise existir necessariamente uma divisão de tempo igualitária da convivência dos filhos com cada um deles.

Já a guarda alternada, que não decorre de lei e sim de acordo entre as partes, significa que os filhos dividirão o tempo parte na casa paterna, parte na residência materna, quase que na maioria das vezes, com uma divisão igualitária. Tome-se como exemplo os filhos ficarem residindo uma semana com o pai e uma semana com a mãe.



Banco de Imagens — Foto: Envato

Surge a seguinte dúvida, é possível coexistir guarda compartilhada com a guarda alternada? A resposta é sim, sendo certo que em muitos casos consensuais de divórcio onde se estabelece a guarda de filhos, as próprias partes vêm se manifestando neste sentido, objetivando que se oportunize tanto a mãe como ao pai, ampla convivência com a prole, evitando-se por exemplo encontros somente em finais de semana alternados.

Nada mais salutar que o divórcio não rompa e não subtraia o tempo de convivência com a mãe e com o pai, trazendo aos filhos conforto maior, evitando-se que ocorram distanciamentos que tantos prejuízos trazem à relação parental.

É a família moderna desenvolvendo regras que mais se adequam e que prestigiam a relação pais e filhos, minorando as consequências por vezes drásticas decorrentes da separação do casal.

Dra Ana Lúcia — Foto: Agencia V&Young

Ana Lucia Moure Simão Cury – sócia do Cury e Moure Simão Advogados. Foi Presidente da Comissão de Família da OAB/Santos. Pós Graduada em Família e Sucessões pela Damásio-Ibmec. Coordenadora do Grupo de Estudos Quartas em Família.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja,-sp,-fiscaliza-praias-durante-feriado-do-dia-do-trabalhador

G1 Santos

Guarujá, SP, fiscaliza praias durante feriado do Dia do Trabalhador

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, anunciou a fiscalização das praias da cidade durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, celebrado na próxima segunda-feira (1º). Segundo a administração municipal, o processo acontece a partir de sábado (29) e tem como objetivo garantir a ordem nos locais (veja a lista de ações no fim da matéria): Ainda de acordo com o município, a Operação Dia do Trabalho […]

today28 de abril de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%