G1 Santos

Guarda Municipal de Cubatão começa a usar pistolas de choque elétrico

today9 de outubro de 2022 39

Fundo
share close

Segundo a Prefeitura de Cubatão, as pistolas não letais visam o aumento da segurança no município.

Guarda Municipal de Cubatão — Foto: Thiego-Barbosa



A Guarda Civil Municipal de Cubatão (SP) começou a utilizar pistolas de choque elétrico. Segundo a Prefeitura de Cubatão, a adoção do equipamento, não letal, visa aumentar a segurança na cidade e contribuir para eventuais imobilizações.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ademário Oliveira e o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Pedro de Sá, na última de quinta-feira (6), por meio das redes sociais. “Pistola de choque elétrico é não letal. É de suma importância para que a gente possa utilizá-la para efeito de mobilização”, disse o prefeito.

De acordo com ele, as pistolas não precisarão ser utilizadas diretamente nas pessoas. Os dardos percorrem até 6 metros de distância e serão eficientes para a guarda imobilizar e deter a pessoa a distância.

Anúncio sobre as pistolas foi feito pelo prefeito Ademário Oliveira e o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Pedro de Sá — Foto: Prefeitura de Cubatão

Além disso, os disparos serão registrados em pen-drives. “Obviamente se tiver algum excesso, de mais de um disparo ou disparos que não sejam essenciais, serão registrados aqui [pen-drive] e tomadas todas as medidas”, explicou o prefeito.

Ainda segundo Ademário, a Guarda Municipal já conta com algemas e cacetetes. As pistolas estão compradas, são individuais e do modelo Glock 9mm.

Guarda Civil Municipal de Cubatão (SP) — Foto: Prefeitura de Cubatão

Guarda Municipal de Cubatão

A Guarda Municipal de Cubatão iniciou as atividades no último 1º de setembro. Composta por 57 guardas civis, a função é a de patrulhar a cidade zelando pelo bem dos cidadãos, dos próprios públicos e das edificações utilizadas pela municipalidade, colaborando com as Polícias Militar e Civil.

A Guarda assumiu após amplo processo de estudos e capacitação. As pessoas aprovadas em concurso público participaram de diversos treinamentos junto à Guarda Civil de Guarujá por meio de cooperação técnica.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-sedia-evento-internacional-da-unesco-sobre-cultura-oceanica

G1 Santos

Santos sedia evento internacional da Unesco sobre cultura oceânica

Diálogos da Cultura Oceânica acontece de segunda-feira (10) a sábado (15). Santos é escolhida pela Unesco para receber evento mundial de Cultura Oceânica por ser pioneira no tema — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, sediará um evento mundial da Unesco sobre cultura oceânica. O 'Diálogos da Cultura Oceânica' começa nesta na segunda-feira (10) e conta com programação até sábado (15). O evento […]

today9 de outubro de 2022 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%