Curso de formação inicial terá duração de três meses e candidatos vão participar de atividades teóricas e práticas
A Prefeitura de Guarujá inicia na segunda-feira (30) o curso de formação inicial para os guardas civis municipais das cidades de Cubatão e Mairiporã (interior de São Paulo). A aula inaugural acontece às 10 horas, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3.300. Enseada). Ao todo, são 73 candidatos aprovados em concurso público que passarão por treinamento. A iniciativa foi possível por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre os respectivos municípios.
No caso de Cubatão, será a primeira turma de guardas civis municipais da cidade, que devem estar nas ruas já a partir de setembro. O curso terá duração de três meses, com previsão de encerramento no dia 26 de agosto. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, na Unaerp – Campus Guarujá.
Treinamento
Os candidatos vão participar de atividades teóricas e práticas que incluem técnicas e procedimentos operacionais, defesa pessoal, aulas de armamento e tiro, filosofia de policiamento comunitário, gestão integrada de segurança pública, atendimento de primeiros socorros, entre outras.
A capacitação será ministrada por instrutores das guardas municipais, servidores das prefeituras envolvidas, policiais civis, policiais militares e advogados. Os candidatos que não tiverem o aproveitamento e a frequência esperada serão eliminados.
Estrutura
A Guarda Civil Municipal de Guarujá se tornou referência na região. A GCM já habilitou guardas civis da região, entre eles os GCMs de Santos. Atualmente, a Guarda Municipal conta com 355 agentes, destes 240 já estão habilitados para o uso de armamento.
A estrutura da GCM Guarujá possui o Grupamento especializado de Rondas Ostensivas (Romu), Força-Tarefa, Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Patrulha Maria da Penha, Monitoramento e Análise de Informação e do Trânsito e Transporte.
Publicar comentários (0)