Atualmente, Guarujá possui 244 GCMs habilitados ao porte de arma de fogo; Na última quarta-feira, gerentes e comandantes de área passaram pela qualificação.
Os guardas civis municipais de Guarujá estão passando por Estágio de Qualificação Profissional (EQP). A instrução atende a obrigação prevista no Termo de Convênio n° 01/2018, celebrado entre a Prefeitura e a Polícia Federal, que exige a submissão dos GCMs que já estão habilitados ao porte de arma a uma requalificação anual, por no mínimo de 80 horas/aula. Na última quarta-feira (9), gerentes e comandantes de área passaram pela qualificação.
A formação acontece no Estádio Municipal e também é regulamentada pela instrução normativa (003/2022) da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP). Atualmente, Guarujá possui 244 guardas municipais com porte de arma.
Durante a formação, há atualização sobre armamento e tiro, normas de segurança, legislação e primeiros socorros. As aulas de primeiros socorros são ministradas em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Cidade.
Ao longo do curso, os instrutores simulam situações reais de abordagem, e ao final da capacitação ocorre a avaliação de prática de tiro.
“O Estágio de Qualificação Profissional é um curso de grande importância para os guardas civis municipais, pois, por meio dele, cumprimos a exigência legal para a garantia de porte de arma junto a Polícia Federal, além de proporcionar e garantir o aprimoramento dos conhecimentos e habilidades técnicas e operacionais”, afirmou o comandante da Guarda Civil Municipal.
Publicar comentários (0)