A Secretaria Municipal de Saúde alerta que os adultos precisam levar as crianças de 6 meses a 5 anos a um dos 20 postos de vacinação
A Prefeitura de Guarujá aplicou 7.636 doses contra o sarampo até a última quinta-feira (19). A campanha de imunização contra a doença teve início em abril e ocorre em 20 postos de vacinação, instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). O percentual vacinado do público-alvo prioritário, composto por crianças de 6 meses a 5 anos, é de aproximadamente 30%. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a meta é atingir 95% e que há necessidade dos adultos levarem as crianças aos postos.
Apesar de a campanha ter o público-alvo por faixa etária (de 6 meses a 5 anos) e categoria profissional (trabalhadores de Saúde), a imunização é feita em todas as pessoas que estão com a carteira de vacinação incompleta por não terem recebido a aplicação, a segunda dose ou o reforço. Assim, os adolescentes também têm sido vacinados.
As doses contra o sarampo foram aplicadas em 6.097 crianças, 272 adolescentes e 1.270 trabalhadores da Saúde. Além do sarampo, a Prefeitura realiza as campanhas de vacinação contra a covid-19 e influenza (gripe) em todos os postos, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.
A doença
O sarampo havia sido erradicado no Brasil em 2016 após 12 meses sem registro de casos de vírus. O País recebeu o certificado da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Entretanto, a baixa cobertura vacinal em 2017 e 2018 teve como consequência o retorno da doença, com três surtos: Roraima, Amazonas e São Paulo, a partir de um navio de cruzeiros no Porto de Santos.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
Prefeitura de Guarujá.
Por: Tadeu
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)