Prefeitura de Guarujá

Guarujá capacita GCMs para operação do sistema “Muralha Paulista” 

today23 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

Plataforma permitirá o compartilhamento, em tempo real, de informações de interesse da segurança pública

A Prefeitura de Guarujá realizou, na quinta-feira (22), a capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) para operação do sistema Muralha Paulista, gerenciado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de compartilhamento de informações, com a integração de diversas bases de dados. O programa inclui câmeras de entidades conveniadas, prefeituras, radares de trânsito, concessionárias e do Córtex – a base de dados criminais do Governo Federal.

A formação aconteceu no auditório da Igreja Universal e reuniu também guardas municipais de Bertioga e São Vicente, além de policiais militares. A plataforma permitirá o compartilhamento, em tempo real, de informações de interesse estratégico, permitindo maior eficácia na solução de ocorrências e nas intervenções de segurança pública.

Em Guarujá, a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), mapeou, aproximadamente, 100 câmeras, que em breve estarão integradas ao programa. “Essa ferramenta de inteligência era um anseio das equipes operacionais. Será um avanço nos serviços prestados por nossa corporação, fruto de uma gestão séria em segurança pública”, afirmou a secretária municipal de Defesa e Convivência Social.

Treinamento



A capacitação foi ministrada pelo engenheiro e coordenador adjunto do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI-SSP), Carlos Henrique A.Taparelli. O coordenador apresentou as principais ferramentas do sistema e como elas podem ajudar a combater a criminalidade na Região.

Carlos Taparelli afirmou que 98% das prefeituras já têm convênio firmado com a Secretaria Estadual para a troca de informações, cedendo imagens de câmeras e leitura de placas, sem nenhum custo. O coordenador destacou ainda a importância dos guardas civis municipais terem acesso ao sistema.

“O guarda municipal vai ter em mãos, por meio do aplicativo no celular, as informações em tempo real, sem a necessidade de contato via rádio para confirmar, por exemplo, se um veículo tem alguma queixa, agilizando a  ocorrência”, explicou Taparelli.

Durante o treinamento, foi realizado o cadastro dos guardas municipais na plataforma de dados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-treina-45-novos-profissionais-de-saude 

Prefeitura de Guarujá

Guarujá treina 45 novos profissionais de saúde 

Ação aconteceu na UPA Rodoviária; 785 profissionais participaram de capacitação em todo o ano passado A Prefeitura de Guarujá realizou treinamento com 45 enfermeiros recém-contratados, nos dias 20 e 21 deste mês. O objetivo da ação é informar a forma correta de colocação e remoção de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos novos profissionais. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Realizado no Pronto-Socorro (PS) Doutor Matheus Santamaria (Santo […]

today23 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%