Prefeitura de Guarujá

Guarujá celebra Dia do Agente Comunitário da Saúde com equiparação ao piso nacional

today6 de outubro de 2022 13

Fundo
share close

Os profissionais tiveram o salário inicial equiparado ao piso nacional da categoria,  pela Lei Complementar 309/2022

A Prefeitura de Guarujá equiparou o salário dos agentes comunitários de Saúde (ACSs) ao piso nacional da categoria. A notícia foi anunciada pelo prefeito e o secretário municipal de Gestão Administrativa, na terça-feira (4), em evento comemorativo ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde – 4 de outubro. O evento ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira e participaram cerca de 240 ACSs.

Os agentes comunitários de Saúde tiveram o salário inicial equiparado ao piso nacional da categoria, pela Lei Complementar 309/2022. Além de receber os reajustes referentes aos meses de julho e outubro e serão calculados os pagamentos retroativos. Anteriormente, o valor inicial pago era de R$ 2.188,00. Com a equiparação ao piso nacional, o ACS da Prefeitura de Guarujá passará a ter como piso o valor de R$ 2.424,00. A Lei Complementar 309/2022 também foi estendida aos agentes de Controle de Endemias.

O chefe do Executivo ressaltou a importância de reconhecer o papel dos agentes comunitários de Saúde na sociedade. “Acolhimento, humanização, relacionamento e valorização figuram entre as características do nosso trabalho. Somos todos servidores e a atitude que tomamos é justa. Reconheço a força de vocês, que palmilham a comunidade e participam do enfrentamento e redução de índices que maculam a saúde da população”, salientou o prefeito.

“Enquanto médico, criamos o antigo Programa de Internação Domiciliar (PID), em 1998, hoje Siad (Serviço de Internação e Atendimento Domiciliar). Naquele momento, compreendi melhor o papel dos agentes de Saúde ao caminhar por vielas, becos, favelas, palafitas, morros. Vocês levam a Secretaria de Saúde para as casas das pessoas”, relatou o chefe do Executivo.



Programação

O evento foi aberto com um café da manhã especial para os Agentes Comunitários de Saúde, na Galeria Wega Nery, no Teatro Municipal. Em seguida, os profissionais foram agraciados com a apresentação do Projeto Semeando Música, composto por alunos da Escola Municipal “Gladston Jafet”.  A solenidade foi aberta pela superintendente de Atenção Básica da Prefeitura, e seguida pelo secretário municipal de Saúde. O titular da pasta explanou o registro histórico sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil e a atuação dos agentes de Saúde.

Houve apresentações do Poder Legislativo, do prefeito e secretários municipais (Gestão Administrativa) e  (Infraestrutura e Obras). O evento foi encerrado com a declamação de literatura de cordel da assistente social e repentista Cacau Nascimento e a palestra motivacional “Oportunidades”, do servidor público Silvanilton Boa Sorte.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sabesp-realiza-manutencao-no-sistema-de-abastecimento-de-agua-na-vila-sao-jorge,-em-sao-vicente

G1 Santos

Sabesp realiza manutenção no sistema de abastecimento de água na Vila São Jorge, em São Vicente

Técnicos vão realizar reparos em caráter emergencial nesta quinta-feira (6), das 14h às 18h. Sabesp realiza manutenção no abastecimento do bairro Vila São Jorge, em São Vicente — Foto: Governo de SP/ Divulgação A Sabesp vai realizar, na tarde desta quinta-feira (6), das 14h às 18h, uma manutenção no sistema de abastecimento de água que atende a Vila São Jorge, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Durante o […]

today6 de outubro de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%