Reunião discutiu diretrizes já traçadas e definidas pelo Município; Prefeitura tem buscado recursos com os Governos Federal e Estadual
A mobilidade urbana tem sido um dos principais pilares do planejamento de Guarujá. Nesta quarta-feira (13), o prefeito esteve em Brasília para uma reunião com o diretor de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, André Almeida de Morais, no Ministério das Cidades. O objetivo foi reforçar a realização de demandas para o desenvolvimento urbano do Município.
Entre os temas, estão a adequação no sistema viário do acesso de Vicente de Carvalho e Morrinhos; a construção de viadutos para acesso ao Centro e a Zona Leste da Cidade, pensando em melhorar a fluidez do trânsito na região; e a interconexão viária entre as praias da Enseada e Pernambuco.
Guarujá tem diretrizes bem traçadas e definidas dentro do planejamento de mobilidade urbana, em consonância com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o Plano Diretor. Dentro de médio e longo prazos, deverão ser realizadas intervenções viárias e, para isso, a Administração Municipal tem buscado recursos com os Governos Estadual e Federal.
Cobranças
Ações como desafogar o trânsito precisam de estudos de engenharia de tráfego e um conjunto de medidas, o que têm sido feito pela Prefeitura de Guarujá. A secretária municipal de Planejamento, enfatiza que a Cidade está atenta a questões como a fila da balsa e o congestionamento nas estradas. Apesar de não serem demandas cuidadas diretamente pela Administração Municipal, frequentemente são cobradas melhorias aos órgãos competentes, a fim de reduzir os impactos na mobilidade urbana.
“Temos cobrado intervenções que sejam eficazes para que as consequências desses problemas não fiquem só com a Cidade. Temos tentado resolver com o Governo do Estado para que a balsa, por exemplo, seja mais eficaz para atender moradores e turistas. A Ecovias também tem sido cobrada para sanar questões pontuais principalmente aos finais de semana e feriados”, explica.
Recursos
A Prefeitura de Guarujá ainda tem buscado a captação de recursos extraorçamentários nos Governos Estadual e Federal para a implementação de obras de mobilidade, além de solicitar aos deputados eleitos que façam indicação de emendas parlamentares nos valores compatíveis às intervenções necessárias.
Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Planejamento já encaminhou propostas de mais de 15 projetos de melhorias viárias, com mais de 60 ofícios enviados ao Governo do Estado, principalmente com o objetivo de sanar problemas antigos, como iniciar o prolongamento da Avenida Dom Pedro I, com custo estimado em R$ 150 milhões.
Ao Governo do Federal, também foram encaminhados mais de 30 ofícios com 35 propostas, entre elas a de elaboração de estudo e projetos no sistema viário de entrada da Cidade.
Publicar comentários (0)