Prefeitura de Guarujá

Guarujá debate propostas do Plano Metropolitano de Direitos Humanos

today23 de março de 2023 12

Fundo
share close

Evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé pautou ações voltadas aos eixos de educação e cultura

Guarujá sediou a primeira escuta setorial do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na tarde de terça-feira (21), que tem por objetivo desenvolver o Plano Metropolitano de Direitos Humanos. O evento foi alusivo ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, celebrados em 21 de março.

Durante o encontro, foram abordadas temáticas voltadas à igualdade racial e religiosa, voltadas ao eixo de educação e cultura em direitos humanos, com base no Decreto Nacional 7.037/09. “É importante reoxigenar essa discussão de forma democrática e pensar como organizar um plano metropolitano que sirva ao propósito de falar sobre questões levantadas pelos segmentos. Tivemos uma conversa de qualidade, com apontamentos que merecem atenção e respeito. Vamos dar continuidade”, afirma Júlio Tumbi Are, presidente da Câmara Temática de Direitos Humanos do Condesb.

De acordo com a yalorixá da Associação Ilê Asé Alaketú Abèbé Odô, Mãe Danda, debates como esse são necessários para que “haja cada vez mais conscientização da sociedade para receber, acolher e saber respeitar a religiosidade, diversidade sexual e etnias”, explica. 

O encontro também contou com intervenções culturais de dança cigana, roda de capoeira tradicional e roda de capoeira inclusiva durante os intervalos.  Além disso, no encerramento, houve um xirê pelas casas de candomblés da Cidade, que consiste no canto em homenagem a todos os orixás.



Para o assessor de Políticas Públicas da Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos da Prefeitura, a reunião foi produtiva, como esperado. “Tudo isso foi possível graças à parceria do Executivo com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Frente Capoeira Guarujá e a Liga Guarujaense de Capoeira”, destacou.




Próximo encontro

Uma série de escutas setoriais será realizada pelas nove cidades que compõem a Baixada Santista. O próximo encontro acontece em abril, em Peruíbe, com tema voltado às necessidades e direitos da pessoa com deficiência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cristao-que-escapou-de-prisao-na-china-relata-taticas-comunistas-nos-eua

Gospel Prime

Cristão que escapou de prisão na China relata táticas comunistas nos EUA

Bob Fu, presidente da organização não-governamental cristã sem fins lucrativos ChinaAid, baseada nos Estados Unidos, disse que está vendo ecos das táticas que o Partido Comunista Chinês usa para reprimir as igrejas nas nações ocidentais, e se preocupa que a situação vá piorar. Nesse sentido, Fu disse ter observado com preocupação como a esquerda nos EUA está demonstrando cada vez mais atitudes “ditatoriais” tanto cultural quanto politicamente, censurando o discurso, […]

today23 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%