Prefeitura de Guarujá

Guarujá desenvolve projeto de linguagem de sinais na rede de ensino

today2 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

Professores serão os primeiros alcançados, seguidos dos demais colaboradores, estudantes e familiares

Com o objetivo de ampliar a inclusão social, neste segundo semestre a Prefeitura de Guarujá lançará um projeto inédito em toda a rede municipal de ensino. É o “Libras Mais’, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) que, inicialmente, alcançará os professores. Posteriormente, os demais colaboradores, alunos e familiares. A primeira etapa da formação presencial está prevista para os próximos dias 16 e 17 de agosto.

Para desenvolver a proposta, a Prefeitura adquiriu um material de apoio personalizado. De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Valéria Korik Franco, a primeira instrução aos professores será sobre como usar os jogos em libras que serão inseridos em sala de aula.

Após o treinamento presencial, a Seduc disponibilizará um curso de Ensino a Distância (EaD) de linguagem de sinais, que abrangerá além dos professores. Os demais colaboradores, assim como os estudantes e seus familiares também terão acesso ao recurso. A capacitação será divida em dois módulos de 30 horas e, ao final, os participantes receberão certificado.

Os mais de 34 mil alunos da rede municipal farão parte da iniciativa. A missão é proporcionar uma melhor comunicação de toda a comunidade com os deficientes auditivos e surdos.



Experiência diferenciada

Ivoneide Rodrigues, professora especialista em deficiência intelectual da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Dr. Napoleão Rodrigues Laureano, no Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho, chegou à unidade em abril e está ansiosa para a nova experiência. “Tenho certeza que a formação fará muita diferença em minha trajetória pessoal e profissional. Vamos fortalecer a importância de políticas públicas para um diálogo mais inclusivo e igualitário. Estou feliz que toda a comunidade participará”, relatou.

Já para a professora Marinilce Blum, que trabalha na unidade há 35 anos, a iniciativa é fundamental para que as pessoas entendam e valorizem mais as atividades da Educação Especial. “Sentíamos que essa formação era necessária, principalmente porque o número de crianças com deficiência auditiva dentro das unidades tem aumentado. Esse suporte nos dará um maior resguardo para continuarmos proporcionando ensino de qualidade”, pontua.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-recebe-wandinha-addams-e-roblox-neste-fim-de-semana

Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebe Wandinha Addams e Roblox neste fim de semana

Os ingressos podem ser obtidos na plataforma Bilheteria Express; os espetáculos acontecem neste sábado (5) e domingo (6) O fim de semana em Guarujá será repleto de atrações. O Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro l, 350 – Jardim Tejereba) recebe a peça Wandinha neste sábado (5), às 18 horas, que vai encantar e assustar o público com muito humor e trapalhadas. Já no domingo (6), às 15 horas, o jogo que faz sucesso entre […]

today1 de agosto de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%