Prefeitura de Guarujá

Guarujá é aprovada pelo júri nacional para receber três selos da Bandeira Azul  

today4 de junho de 2022 17

Fundo
share close

Aprovada na etapa nacional, Guarujá pode ser a única cidade do Estado a ter a Bandeira Azul hasteada em três lugares no próximo ano: Praia do Tombo, Marinas Nacionais e Iate Clube

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, a Prefeitura de Guarujá mostra que faz a lição de casa quando o assunto é sustentabilidade. O Município recebeu a aprovação do júri nacional do selo mundial de qualidade ambiental Bandeira Azul para receber três certificações simultaneamente. Além da Praia do Tombo, que caminha para a sua 13ª premiação da Bandeira Azul, o selo internacional poderá ser mantido na Marinas Nacionais, que já foi premiada por nove edições, e concedido pela primeira vez ao Iate Clube de Santos, que fica em Guarujá.  

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) recebeu a notícia do júri nacional na quarta-feira (1°), na reunião virtual do programa com representantes de todo o Brasil. Guarujá cumpriu todos os critérios estabelecidos para a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. A Cidade figura com três espaços no grupo seleto de 40 locais, sendo 29 praias e 11 marinas, no País.

Com a conquista, o Município avança mais um passo na política de desenvolvimento sustentável e poderá ostentar três espaços com a Bandeira Azul hasteada no próximo ano. Guarujá tem chances de ser o único município paulista com três bandeiras azuis hasteadas simultaneamente. A Cidade já detém o título da praia mais premiada do Hemisfério Sul, com o Tombo.

A primeira vez que Guarujá recebeu a Bandeira Azul foi em dezembro de 2010, na Praia do Tombo, título que mantém até hoje. O selo de qualidade ambiental foi concedido a Marinas Nacionais, pela primeira vez, em novembro de 2013.



Requisitos

Critérios como infraestrutura para munícipes e turistas, qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável, gestão ambiental, responsabilidade social são alguns dos requisitos definidos para receber a certificação reconhecida em todo o planeta. A meta é conscientizar a sociedade, empresários do setor náutico e gestores públicos sobre a necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Etapas

O próximo passo é o encaminhamento dos 40 espaços brasileiros classificados ao júri internacional do selo ecológico. A reunião ocorre em setembro e divulgação do resultado em outubro. A certificação é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma organização não governamental internacional, com origem na Dinamarca.

Neste ano, o júri nacional foi composto por representantes do Ministério do Turismo, Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Fundação SOS Mata Atlântica, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e  Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

musico-da-dupla-sertaneja-conrado-e-aleksandro-e-informado-sobre-a-morte-de-cantor-e-colegas:-‘chorou-muito’

G1 Santos

Músico da dupla sertaneja Conrado e Aleksandro é informado sobre a morte de cantor e colegas: ‘chorou muito’

O músico Júlio César Bugoli Lopes, baixista da banda da dupla sertaneja Conrado e Aleksandro, foi informado sobre a morte de colegas e do cantor Aleksandro na sexta-feira (3). Júlio ficou gravemente ferido no acidente com o ônibus da dupla, e não sabia de detalhes do que havia acontecido no último dia 7 de maio. Bugoli passou por uma série de procedimentos médicos e cirurgias, e ficou internado na Unidade […]

today4 de junho de 2022 36

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%