Prefeitura de Guarujá

Guarujá é destaque em conferência mundial com modelo de governança ambiental

today25 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

A sétima Assembleia do Global Environment Facility acontece até sábado (26), reunindo líderes de 185 países em Vancouver, no Canadá

Referência em governança ambiental, Guarujá ganhou destaque na sétima Assembleia do Global Environment Facility, que até este sábado (26) reúne líderes de 185 países em Vancouver, no Canadá. A boa notícia é fruto da apresentação, por vídeo, do trabalho de proteção desenvolvido pela Prefeitura no ecossistema e na permissão do uso público de comunidades tradicionais.

O conteúdo foi produzido pelos quatro únicos embaixadores da América do Sul na iniciativa ‘Panorama – Soluções para um Planeta Saudável’, desenvolvido pela organização civil International Union for Conservation of Nature (IUCN). Os representantes também são colaboradores da Prefeitura de Guarujá: os secretários municipais de Meio Ambiente, e a gestora Mirella Gondeck, além do superintendente da Autoridade Portuária de Santos (APS) e ex-secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

A temática tratou sobre a gestão de duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Guarujá, as Serras do Guararu e de Santo Amaro. Desde 2019, a primeira é destaque do programa ‘Panorama – Soluções para um Planeta Saudável’, coordenado pela  IUCN.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Sousa, ressalta que o material repercute especialmente sobre os impactos de ter Guarujá em uma vitrine mundial. “Todos os detalhes do trabalho que realizamos aqui estão disponíveis como ‘solução inspiradora’ na plataforma virtual da IUCN. O case de sucesso precisou ser minuciosamente descrito e, para nós, foi uma oportunidade única de visualizarmos as ações realizadas pela Prefeitura junto à comunidade. Estamos empenhados em compartilhar iniciativas sustentáveis e fortalecer o diálogo com cidades e países vizinhos”, destaca o titular da pasta.



A Mirella Gondeck reitera que “por trás das soluções publicadas pela IUCN, estão pessoas reais com quem se pode conversar e esclarecer dúvidas para a conservação da natureza e o desenvolvimento de ações sustentáveis. Em Guarujá, isso significou tanto que, em 2021 criamos a segunda APA. A Serra de Santo Amaro forma um corredor ecológico com a Serra do Guararu e, juntas, somam quase 50% de todo o território”, comemora a gestora

Agenda 2030

A sétima Assembleia do ‘Global Environment Facility’ marca um momento de mudança para todo o mundo. Dentro dela, as metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. O plano de ação também é chamado de Agenda 2030.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caminhao-do-peixe-tem-pescados-a-precos-acessiveis

Prefeitura de Guarujá

Caminhão do Peixe tem pescados a preços acessíveis

De segunda (28) a quinta-feira (31) é possível aproveitar o equipamento para garantir diversos tipos de pescado De segunda (28) a quinta-feira (31), o Caminhão do Peixe da Prefeitura de Guarujá percorre os bairros da sede do Município e do Distrito de Vicente de Carvalho oferecendo pescados a preços mais acessíveis. No veículo, a população poderá encontrar sardinha, mistura, corvina, pescada, espada, camarão, tilápia, bagre, carapeva, gordinho, tainha e galo. Em alguns pontos de parada […]

today25 de agosto de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%