Prefeitura de Guarujá

Guarujá entrega 2º relatório de cumprimento à metas internacionais

today27 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) está disponível on-line para todos os munícipes

 A Prefeitura de Guarujá lançou o 2º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), disponível para todos os munícipes por meio do hotsite https://www.guaruja.sp.gov.br/ods/. Todo semestre haverá a divulgação de um balanço das ações realizadas pela Administração Municipal.

Na busca por uma Guarujá que se desenvolva de maneira sustentável e inclusiva, a Administração Municipal coloca em prática, todos os dias, diversas ações voltadas para o crescimento social, ambiental e econômico. E as metas estão diretamente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo para acabar com a pobreza, proteger o Meio Ambiente e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade.

Como exemplos, no item 1, sobre Erradicação da Pobreza, Guarujá caminha a passos largos para continuar ostentando a marca da cidade que mais regulariza imóveis no Estado de São Paulo – de acordo com levantamento da Associação dos Registradores Imobiliários (Arisp), em 2019. O trabalho segue firme na regularização fundiária de cerca de 30 comunidades do Município. Entre os anos de 2017 e 2022, a Prefeitura já promoveu a entrega de cerca de 2.350 escrituras definitivas com abertura das matrículas individuais no Cartório de Registro de Imóveis de Guarujá, em nome dos beneficiários.

Já no item 2, sobre Fome Zero e Agricultura Sustentável, a Cidade ofertou mais de 15 toneladas de pescados vendidas a preços mais acessíveis, por meio do Caminhão do Peixe, para moradores de Guarujá e Vicente de Carvalho só este ano. À mesa dos cidadãos, chegaram variedade, qualidade e preço até 50% mais barato. O projeto percorre toda semana, de segunda a quinta-feira, diversos bairros da Cidade.



ODS

A também chamada Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos em um total de 169 metas. Guarujá dispõe de políticas públicas em todas as áreas. O resultado é a soma de ações de todas as secretarias municipais ao longo de cinco anos, programas da Administração que demonstram o comprometimento da atual gestão com questões contemporâneas e importantes para toda a sociedade.

Para a secretária municipal de Planejamento (Seplan), Guarujá entende a importância da proposta apresentada e atende diariamente as metas estipuladas pela ONU.

Os ODS são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. No universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos, por exemplo.

“Um dos objetivos mais importantes é o de elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás. As metas devem ser alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo. É cada um fazendo a sua parte”, explica a titular da Seplan.

Prêmio

A Prefeitura de Guarujá já recebeu o Prêmio Boas Práticas-ODS do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), no último dia 12. A Cidade foi condecorada pela realização do Projeto Recicla Cidade, do Programa Ambiental “Reciclou, Ganhou” e instituído pela Lei Municipal 5.031/22.

A iniciativa é desenvolvida por meio de termo de cooperação com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e desenvolve ações como a Feira Ambiental “Reciclou, Ganhou!”, a inauguração de 14 Eco Lojas de troca, o Dia Verde e a criação da Moeda Ecosocial. Os trabalhos integram a política ambiental do Município, que já implantou as Estações de Sustentabilidade, que são Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) nos bairros, o monitoramento tecnológico da coletiva seletiva, o contrato com as cooperativas de reciclagem, entre outras atividades.

As ações promovem educação ambiental, fomento à coleta seletiva e reciclagem de resíduos. A Equipe Observatório do Futuro, do TCE/SP, selecionou o Município por atender ao novo marco legal de saneamento básico, instituído pela Lei Federal 14.026/2020, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que assegura padrões de consumo e produção sustentáveis, erradicação da pobreza, redução das desigualdades e combate à fome.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

2022-em-imagens:-o-ano-visto-pelas-lentes-de-fotografos-de-algumas-das-melhores-agencias-do-mundo

G1 Mundo

2022 em imagens: o ano visto pelas lentes de fotógrafos de algumas das melhores agências do mundo

Confira uma seleção de algumas das fotos mais impactantes tiradas ao redor do planeta neste ano. Preparamos uma seleção de algumas das fotos mais impactantes tiradas por fotógrafos de agências de notícias em todo o mundo em 2022. Uma mulher da comunidade Kirat usando trajes tradicionais dança durante o festival Sakela em Kathmandu, no Nepal. — Foto: Rojan Shrestha/Nurphoto/Getty Images Deslizamentos de terra e inundações causadas por chuvas torrenciais mataram […]

today27 de dezembro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%