A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Coletivo Causa Beauty, realiza um mutirão de retificação de nome social para a comunidade transexual neste sábado (11). O evento, que ocorrerá das 9h às 13h, dará início aos trâmites do processo legal aos interessados.
A concentração aberta ao público será na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras, localizada no Centro da cidade. Participarão representantes da Comissão de Diversidade Sexual de Guarujá, Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Tabeliãs do Cartório de Registro Civil de Guarujá.
O fundador do Coletivo Causa Beauty, Alexandre Florentino, explicou que as pessoas interessadas devem levar certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de endereço. O atendimento será por ordem de chegada e, caso necessário, o horário será estendido.
“O nome é identidade, quando nomeamos algo damos existência àquilo. O que não tem nome, não existe. Chamar pelo nome com o qual a pessoa se identifica é garantir a ela o direito de existir no mundo”, destacou.
A Defensoria Pública fará um recorte social no local, onde também haverá uma triagem para os atendimentos. Caso a pessoa não consiga realizar o serviço gratuitamente, poderá fazer a solicitação com ajuda dos cartórios presentes no evento.
Na última terça-feira (7), a Prefeitura de Guarujá realizou a 3ª edição do café da manhã destinado ao público transexual. O encontro foi na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Vila Maia, e contou também com uma roda colorida sobre temas como violência e transfobia.
A iniciativa, também organizada pelo Coletivo Causa Beauty com a administração municipal, ocorreu por meio da Comissão Municipal da Diversidade Sexual (CMDS).
Participaram representantes da Comissão de Diversidade e Gênero da OAB, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da CMDS, além de assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Reunião direcionada ao público transexual promovida no dia 7 de novembro, em Guarujá. — Foto: Arquivo pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)