Prefeitura de Guarujá

Guarujá garante mais de R$ 1,8 milhão para revitalização de ciclovia da Adhemar de Barros

today22 de dezembro de 2023 9

Fundo
share close

A aprovação aconteceu nesta terça-feira (19), no Condesb; sugestão de melhorias na mobilidade foi encaminhada em outubro de 2022

A Prefeitura de Guarujá obteve mais conquista para a mobilidade urbana municipal. O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) aprovou, na terça-feira (19), a proposta enviada pela Administração Municipal de aplicar recursos para melhorias e revitalização da ciclovia na Avenida Adhemar de Barros, uma das principais do Município. Todos os dias, mais de 100 mil ciclistas utilizam a via para trabalho e lazer.

Será executada uma revitalização completa na ciclovia, com melhorias no piso, canteiros, sinalização horizontal e vertical com o objetivo de proporcionar melhora nas condições de mobilidade, acessibilidade e segurança aos usuários. O valor de até R$ 1.862.380,35 será pago com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Baixada Santista.

A secretária municipal de Planejamento ressalta que a solicitação, realizada em 14 de outubro de 2022, atenderá o crescimento da população e o volume de ciclistas, tendo em vista não apenas a melhoria na infraestrutura viária, mas também na malha cicloviária. “Sabemos dos desafios da mobilidade urbana e temos buscado recursos para investir neste segmento, com especial atenção para a questão cicloviária, visto o grande número de ciclistas que temos em nossa Cidade’, afirma.

A titular da pasta aponta ainda que o investimento é de grande relevância para o desenvolvimento de Guarujá, já que a ciclovia da Avenida Adhemar de Barros “é uma das principais da Cidade, possui relevância no contexto regional e é utilizada por milhares de pessoas todos os dias. Além do mais, o investimento em tais ações estão também alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica.



Para a secretária, é fundamental respeitar o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade, uma das prioridades do Plano Diretor. Ela complementa que “além do Plano de Mobilidade, temos também o Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista da Agem, que possui, entre os programas propostos à requalificação da malha cicloviária nos municípios.”.

Cobrança

A mobilidade urbana tem sido um dos principais pilares do planejamento de Guarujá. Com o objetivo de reforçar demandas fundamentais para o desenvolvimento urbano do Município, a Prefeitura de Guarujá ainda tem buscado a captação de recursos extraorçamentários nos Governos Estadual e Federal para a implementação de obras de mobilidade, além de solicitar aos deputados eleitos que façam indicação de emendas parlamentares nos valores compatíveis às intervenções necessárias.

Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Planejamento já encaminhou propostas de mais de 15 projetos de melhorias viárias, com mais de 60 ofícios enviados ao Governo do Estado. Já ao Governo Federal, também foram encaminhados mais de 30 ofícios com 35 propostas, entre elas a de elaboração de estudo e projetos no sistema viário de entrada da Cidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-feira-livre-especial-e-fiscalizacao-reforcada-no-natal-e-ano-novo

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem feira livre especial e fiscalização reforçada no Natal e Ano Novo

No Jardim Las Palmas, haverá a feira da Avenida Miguel Alonso Gonzalez no sábado (23) e domingo (24) A Prefeitura de Guarujá montou um esquema especial para as feiras livres e comércio ambulante para as festas de Natal e Ano Novo. O Município intensificou ainda a fiscalização, com reforço nas ações durante toda a alta temporada. A feira livre da Avenida Miguel Alonso Gonzalez, no Jardim Las Palmas, tradicionalmente nas quartas-feiras, também […]

today22 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%