Prefeitura de Guarujá

Guarujá garante prata na Olimpíada Brasileira de Geografia 2023

today15 de setembro de 2023 8

Fundo
share close

Conquista é de equipe com três estudantes da Escola Municipal Professora Maria Ramos Camargo, no bairro Morrinhos IV

Guarujá garantiu três medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia 2023 (OBG), por meio da Escola Municipal Professora Maria Ramos Camargo, no bairro Morrinhos IV. É a primeira vez que a unidade conquista o reconhecimento, por meio de uma equipe de estudantes do 9º ano. A Prefeitura anunciou o resultado nesta sexta-feira (15), junto à entrega simbólica dos certificados.

Aplicada virtualmente, dentro do próprio ambiente escolar, a avaliação aconteceu em três fases entre os dias 7 e 24 de agosto. Em cada uma delas, os alunos tiveram cinco dias para solucionar questões de múltipla escolha e tarefas. Todas as atividades consistiram em temas gerais de geografia trabalhados em classe desde o 6° ano, além de materiais de estudo específicos.

O único grupo vencedor da medalha de prata da OBG, em Guarujá e Vicente de Carvalho, é composto por Beatriz Sant’Ana, Isabel Rosimary e Ana Luiza. Elas começaram a se preparar em abril, por meio de roteiros de estudos dentro e fora da sala de aula. Os compilados especiais da disciplina continham conceitos, mapas e recursos voltados exclusivamente ao Ensino Fundamental II, ou seja, assuntos já vistos e reforçados.

Para o professor de geografia, Luiz Henrique Andrade, que iniciou sua jornada junto à unidade neste ano, a vitória mostra o potencial dos estudantes. “Nossos jovens têm capacidade para realizar tudo que desejam. Vamos continuar incentivando o contato com a ciência e a educação, pois são ferramentas transformadoras que certamente irão prepará-los para avaliações mais complexas. Queremos vê-los garantindo o sonho dos ensinos técnico e superior”, comemorou o docente.



O mesmo sentimento é partilhado pela medalhista Ana Luiza, que vibrou junto às amigas do trio. “Estamos muito felizes pelo resultado de tantos esforços. Agradecemos, principalmente, aos professores que acreditaram e nos motivaram. Pretendo fazer engenharia de software e tenho certeza que avaliações assim me ajudarão a conquistar essa meta”, compartilhou a estudante.

A diretora da escola, Carla Simões, parabenizou a equipe vencedora e reforçou o compromisso pedagógico. “Temos avançado muito com a união da comunidade porque a educação é libertadora, muda vidas. Como a única unidade pública de Guarujá a garantir destaque na OBG 2023, sobressaindo inclusive a rede privada, acredito que inspiraremos nas próximas edições. Orgulho indescritível dos nossos jovens”, finalizou emocionada.

Desde 2015

Lançada em 2015, a OBG tem como objetivo valorizar a ciência na escola a partir de conhecimentos, novas experiências e o incentivo às habilidades em análises dos fenômenos geográficos. Ao final das avaliações, as pontuações não são divulgadas para o público geral, mas são distribuídas medalhas a nível estadual, de acordo com os melhores desempenhos das equipes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conteiner-que-caiu-de-terminal-apos-forte-ventania-e-icado-e-retirado-do-mar;-video

G1 Santos

Contêiner que caiu de terminal após forte ventania é içado e retirado do mar; VÍDEO

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), o contêiner estava submerso junto à Ilha Barnabé, que fica na margem esquerda do estuário. Uma equipe foi contratada pelo terminal responsável para a operação. A APS disse, ainda, que o incidente não prejudicou as operações portuárias e o caso será investigado pela Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai/SP). A autoridade portuária […]

today15 de setembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%