Prefeitura de Guarujá

Guarujá homenageia 150 anos de Alberto Santos Dumont

today9 de outubro de 2023 14

Fundo
share close

Solenidade contará com entrega de placa comemorativa e do espaço cultural alusivo ao Pai da Aviação, no Shopping La Plage

A Prefeitura de Guarujá homenageará os 150 anos de Alberto Santos Dumont – considerado o pai da aviação e Patrono da aeronáutica brasileira –, no próximo dia 19 de outubro. A solenidade terá início às 9 horas, no Shopping La Plage (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 885 – Pitangueiras) e contará com a entrega da placa comemorativa e do Espaço Cultural Alberto Santos Dumont.

A palestra “Os 150 anos de Alberto Santos Dumont” integrará a programação e será ministrada pelo coronel João Rafael Mallorca Natal, seguida da inauguração da placa comemorativa e espaço cultural.

O secretário municipal de Turismo, destaca a importância de homenagear o Pai da Aviação. “Guarujá passa a figurar como uma das cidades de referência por onde o aviador passou e deixou seu legado. É uma figura nacional que transformou o mundo e tinha sua intimidade com o nosso Município, então é motivo de orgulho”, ressaltou o secretário.

A ação conta com apoio da Associação de Amigos da Base Aérea, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo, IV Comando Aéreo Regional (FAB), Rotary Club do Guarujá, Universidade Católica de Santos e da Base Aérea.



Relação com a Cidade

Nascido em 20 de julho de 1873, Santo Dumont era um assíduo frequentador de Guarujá e marcou a história do Município. Tanto que existe uma avenida com seu nome, a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e esse novo espaço em sua homenagem.

Invenções

Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Alberto Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.

Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apesar-de-restricoes,-deus-continua-trabalhando-na-igreja-da-china

Gospel Prime

Apesar de restrições, Deus continua trabalhando na Igreja da China

O presidente Xi Jinping fortaleceu seu controle sobre a igreja na China, impondo restrições que a maioria consideraria inaceitáveis no Ocidente. No entanto, a fé em Deus permanece forte mesmo na igreja registrada. Erik Burklin, neto de missionários da China Inland Mission, compartilha a história de sua família com a China e seu ministério atual, a China Partner. De acordo com God Reports, seu pai, Werner, teve a oportunidade de […]

today9 de outubro de 2023 36

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%