Prefeitura de Guarujá

Guarujá inaugura placa e busto em homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont  

today20 de outubro de 2023 7

Fundo
share close

Solenidade aconteceu na quinta-feira (19), onde antes funcionava o Grande Hotel La Plage, muito frequentado por Santos Dumont

A Prefeitura de Guarujá inaugurou, na última quinta-feira (19), a placa comemorativa e o busto em homenagem aos 150 anos do Pai da Aviação, Santos Dumont. A solenidade aconteceu no Shopping La Plage (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 885 – Pitangueiras), onde antes funcionava o Grande Hotel La Plage, local de seu falecimento em 23 de julho de 1932.

Os participantes assistiram a uma palestra sobre a história de Santos Dumont, ministrada pelo coronel de Infantaria Aeronáutica, João Rafael Mallorca Natal, e, na sequência, a inauguração do busto na entrada lateral do estabelecimento, pela rua Benjamim Constant.

O secretário municipal de Turismo, ressaltou os objetivos da homenagem ao Pai da Aviação. “Ele era um assíduo frequentador de Guarujá, nada mais justo que prestar essa homenagem e poder termos um espaço cultural para palestras e exposições de seu trabalho, vida e obra”, destacou.

Já o secretário municipal de Cultura, pontuou que o shopping recebe uma grande movimentação de munícipes e turistas, além da oportunidade de contar a história para os alunos da rede pública. “É importante que todos passem por aqui e conheçam a história dele. É um lugar que recebe diariamente munícipes e turistas e fica as margens da Praia das Pitangueiras, que ele adorava caminhar”, ressaltou.



O presidente do Rotary Club de Guarujá, Thiago Araújo, avaliou que “foi uma grande sacada da Prefeitura e do La Plage fazer essa homenagem no local que ele tanto frequentava. Alberto Santos Dumont era praticamente um guarujaense e adorava essa cidade. Não é à toa que temos a Praça 14 Bis, a Avenida Santos Dumont e, agora, esse espaço”, finalizou.

Além das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), a ação contou com apoio da Associação de Amigos da Base Aérea, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo, IV Comando Aéreo Regional (Força Aérea Brasileira – FAB), Rotary Club do Guarujá, Universidade Católica de Santos e da Base Aérea.

Invenções

Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Alberto Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX. Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro homologado de um veículo “mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

espetaculo-marca-encerramento-do-projeto-ecoviver,-em-guaruja 

Prefeitura de Guarujá

Espetáculo marca encerramento do Projeto Ecoviver, em Guarujá 

Mais de 400 estudantes da rede municipal de ensino assistiram à peça ‘A menina que queria ser grande’, no Procópio Ferreira A Prefeitura de Guarujá acaba de encerrar mais uma edição do Projeto Ecoviver, desenvolvido na rede municipal de ensino. O espetáculo ‘A menina que queria ser grande’, exibido no Teatro Municipal Procópio Ferreira, na quinta-feira (19), coroou a iniciativa em parceria com o Grupo Ecovias. Ao todo, 415 alunos de […]

today20 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%