Prefeitura de Guarujá

Guarujá inicia curso para guardas municipais de Cubatão e Mairiporã

today31 de maio de 2022 24

Fundo
share close

Capacitação terá duração de três meses entre aulas teóricas e práticas

A Prefeitura de Guarujá iniciou na última segunda-feira (30), o curso de formação para os guardas civis municipais das cidades de Cubatão e Mairiporã (Região Metropolitana de São Paulo). A aula inaugural aconteceu na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3.300. Enseada).  Ao todo, são 73 candidatos aprovados em concurso público que passarão por treinamento. A iniciativa foi possível por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre os respectivos municípios.

A cerimônia contou com a presença da prefeita de Guarujá. “Estamos felizes com essa parceria, pois demonstra o compromisso das cidades em oferecer à população um serviço de qualidade, principalmente na área da segurança. Que os futuros guardas municipais possam aproveitar todo o treinamento e fazer a diferença em seus municípios”, afirmou a chefe do Executivo.

Também participaram do evento o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, o prefeito de Cubatão Ademário da Silva Oliveira, o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão Pedro de Sá Filho, o vereador e presidente da Comissão de Segurança de Cubatão Allan Mathias Barboza de Souza, o vice-prefeito de Mairiporã Wilson Sorriso e o secretário de Segurança Pública de Mairiporã, coronel Francisco Wanderley Rohrer.

Cubatão e Mairiporã



Cubatão vai formar a sua primeira turma de guardas civis municipais e conta com 60 agentes, sendo 54 homens e seis mulheres em formação. Durante o evento, o prefeito da Cidade agradeceu a parceria. “Gratidão é a palavra chave desse evento. Guarujá tem dado exemplo para a Baixada Santista, com o avanço na segurança pública e queremos avançar também. Hoje é um dia histórico para Cubatão que dá um passo importante para uma cidade mais segura”, afirmou Ademário.

Já o secretário de segurança pública de Mariporã, coronel Francisco Wanderley Rohrer destacou a importância da interação entre as guardas civis para o fortalecimento da corporação.

Treinamento

O curso terá duração de três meses, com previsão de encerramento no dia 26 de agosto. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, na Unaerp – Campus Guarujá.

Os candidatos vão participar de atividades teóricas e práticas que incluem técnicas e procedimentos operacionais, defesa pessoal, aulas de armamento e tiro, filosofia de policiamento comunitário, gestão integrada de segurança pública, atendimento de primeiros socorros, entre outras.

A capacitação será ministrada por instrutores das guardas municipais, servidores das prefeituras envolvidas, policiais civis, policiais militares e advogados.

Para o aluno de Cubatão, Leandro Pereira, 31 anos, já era um desejo antigo ingressar na GCM. “Sempre sonhei fazer parte da GCM, pois acredito que ela é a polícia do futuro, mais próxima da comunidade”, revelou o candidato.

Estrutura

A Guarda Civil Municipal de Guarujá se tornou referência na região e já habilitou agentes da Baixada Santista, entre eles os GCMs de Santos. Atualmente, a corporação conta com 355 agentes e, destes, 240 já estão habilitados para o uso de armamento.

A estrutura da GCM de Guarujá possui o Grupamento especializado de Rondas Ostensivas (Romu), Força-tarefa, Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Patrulha Maria da Penha, Monitoramento e Análise de Informação e do Trânsito e Transporte.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

explosao-em-transmissor-de-energia-deixa-bairro-em-santos-sem-energia-eletrica;-video

G1 Santos

Explosão em transmissor de energia deixa bairro em Santos sem energia elétrica; VÍDEO

Situação ocorreu na Rua Alfredo Albertini, no bairro Marapé. Segundo a CPFL Piratininga, o problema foi resolvido na noite de segunda-feira (30). Morador registra explosão em transmissor de energia e bairro fica sem luz em Santos Um vídeo mostra o momento em que um transmissor da rede elétrica explodiu na noite da última segunda-feira (30) em Santos, no litoral de São Paulo. Com isso, algumas casas e comércios ficaram sem […]

today31 de maio de 2022 45

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%