Prefeitura de Guarujá

Guarujá institui uso de nome social à comunidade LGBTQIAP+ nesta quarta (28)

today27 de junho de 2023 11

Fundo
share close

Determinação será válida para travestis e transexuais que busquem atendimento em órgãos públicos 

Debater políticas públicas voltadas a todas as classes e gêneros é prioridade em Guarujá. Por isso, nesta quarta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, às 14 horas, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinará um Decreto Municipal que institui o uso de nome social em serviços públicos municipais, no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio). A iniciativa é da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom), em parceria com a Comissão Municipal da Diversidade Sexual (CMDS) e faz parte da programação do aniversário de 89 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.

Este é mais um passo dado pela Cidade em direção a debates de políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAP+. O ato de instituição do nome social contará com a presença de representantes da Secom, CMDS – que possui o colegiado formado por membros do poder público e da sociedade civil -, além de munícipes representantes da comunidade.

A Comissão é um órgão consultivo e de apoio ao Poder Executivo, que foi instituída em maio de 2022, com principais objetivos de estudar a realidade deste público, além de conscientizar, viabilizar e implantar ações públicas. Como exemplo desse elo, a Prefeitura, junto com a CMDS, realizou a 1ª Semana da Diversidade Sexual de Guarujá, entre os dias 16 e 18 de junho.

Com a nova determinação, todos os serviços públicos de Guarujá se adaptarão a, por exemplo, novos modelos de atendimentos em todas as unidades públicas municipais, modelos de inscrições e preenchimentos de fichas, entre outras mudanças, assegurando às pessoas transexuais e travestis o direito à escolha de tratamento nominal nos atos e procedimentos promovidos pela Administração Pública direta e indireta. Todos os órgãos públicos municipais, inclusive, capacitarão seus servidores para o cumprimento devido do Decreto.



A superintendente da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais, Núbia Isadora, comemora mais um progresso: “É uma vitória não só do público LGBTQIAP+, mas de toda a Cidade. É um acontecimento histórico, que mostra o avanço de Guarujá quanto aos debates de políticas públicas a essa comunidade”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

influenciadora-deolane-bezerra-mostra-casa-de-praia-milionaria-no-litoral-de-sp;-veja-detalhes

G1 Santos

Influenciadora Deolane Bezerra mostra casa de praia milionária no litoral de SP; veja detalhes

A influencer, advogada e DJ Deolane Bezerra, 35 anos, comprou uma luxuosa mansão avaliada em mais de R$ 15 milhões na região da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, litoral de São Paulo. A informação foi confirmada por ela em suas redes sociais, quando mostrou detalhes da casa (veja o vídeo acima). O imóvel conta com oito suítes, mais de dez banheiros, cinema privativo, área de lazer com piscina, adega […]

today27 de junho de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%