Prefeitura de Guarujá

Guarujá leva prevenção e orientações a munícipes do Parque da Montanha

today25 de outubro de 2023 7

Fundo
share close

Equipe da Prefeitura conversou com mulheres sobre a importância do autocuidado no combate ao câncer de mama e de colo de útero

A Prefeitura de Guarujá promoveu um bate-papo sobre saúde com moradoras do Conjunto Habitacional Parque da Montanha, na Vila Edna. O encontro aconteceu nos últimos dias 23 e 24 e envolveu cerca de 20 mulheres. A iniciativa é da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Atenção Básica e Especialidades.

O objetivo foi levar orientações e debater prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, em alusão à campanha Outubro Rosa. “Achei legal. Tem muitas pessoas que não têm ideia do que é a prevenção da mama. Meus exames estão atrasados. Faço, mas não vou buscar o resultado. Agora com essa palestra vou cuidar da minha saúde direitinho”, contou a Eliane Regina Ferreira de Freitas, 50 anos.

A secretária adjunta de Saúde, conduziu palestra onde reforçou a importância do autocuidado. “A proposta é de promover uma tarde agradável falando de prevenção e de um diagnóstico adequado”.

Na oportunidade, ela também falou sobre o exame preventivo, a estrutura da saúde na rede municipal, além de orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “A prevenção só é concretizada se a população comparecer às unidades”.



O destaque do evento foi um painel com mamas de tecido simulando possíveis alterações que podem ser encontradas no autoexame das mamas (e que cada mulher deve fazer) sendo: normal, assimetria, endurecimento, protuberância, sulco, veia crescente, erosão da pele, afundamento do mamilo, vermelhidão, fluído, buracos, nódulo interno, bico invertido e bico plano. O material foi confeccionado pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) da Vila Edna, como forma de orientar a população de maneira mais didática.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

2o-circuito-estudantil-koxabomb-de-surf-consagra-campeoes-no-tombo

Prefeitura de Guarujá

2º Circuito Estudantil KoxaBomb de Surf consagra campeões no Tombo

Ao todo, 12 surfistas subiram ao pódio e garantiram a conquista de suas modalidades, no último final de semana Guarujá recebeu no último final de semana, o 2º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf, na Praia do Tombo e consagrou diversos surfistas amadores. O campeonato contou com 12 atletas que saíram “tirando onda” e ganhadores de suas modalidades. O evento aconteceu no sábado (21) e domingo (22), e foi organizado pelo […]

today25 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%