Equipe da Prefeitura conversou com mulheres sobre a importância do autocuidado no combate ao câncer de mama e de colo de útero
A Prefeitura de Guarujá promoveu um bate-papo sobre saúde com moradoras do Conjunto Habitacional Parque da Montanha, na Vila Edna. O encontro aconteceu nos últimos dias 23 e 24 e envolveu cerca de 20 mulheres. A iniciativa é da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Atenção Básica e Especialidades.
O objetivo foi levar orientações e debater prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, em alusão à campanha Outubro Rosa. “Achei legal. Tem muitas pessoas que não têm ideia do que é a prevenção da mama. Meus exames estão atrasados. Faço, mas não vou buscar o resultado. Agora com essa palestra vou cuidar da minha saúde direitinho”, contou a Eliane Regina Ferreira de Freitas, 50 anos.
A secretária adjunta de Saúde, conduziu palestra onde reforçou a importância do autocuidado. “A proposta é de promover uma tarde agradável falando de prevenção e de um diagnóstico adequado”.
Na oportunidade, ela também falou sobre o exame preventivo, a estrutura da saúde na rede municipal, além de orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “A prevenção só é concretizada se a população comparecer às unidades”.
O destaque do evento foi um painel com mamas de tecido simulando possíveis alterações que podem ser encontradas no autoexame das mamas (e que cada mulher deve fazer) sendo: normal, assimetria, endurecimento, protuberância, sulco, veia crescente, erosão da pele, afundamento do mamilo, vermelhidão, fluído, buracos, nódulo interno, bico invertido e bico plano. O material foi confeccionado pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) da Vila Edna, como forma de orientar a população de maneira mais didática.
Publicar comentários (0)