Prefeitura de Guarujá

Guarujá mapeia mais de 10 mil árvores para criação de plano municipal em espaço urbano

today15 de agosto de 2023 12

Fundo
share close

Prefeitura e Unisanta elaboram inventário arbóreo com aplicativo do IPT

O trabalho de campo da Prefeitura de Guarujá com estudantes de Biologia já resultou em 10.311 árvores cadastradas no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). Iniciada em abril de 2022, a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) segue por dois anos e integra a elaboração do inventário arbóreo em vias públicas. A meta é criar o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Diariamente, o ArBio é abastecido com informações precisas sobre cada árvore alcançada. O software aponta o risco de queda das árvores, que simula o exemplar submetido a 12 velocidades de vento, indicando possibilidades de ruptura no solo. O trabalho é realizado por alunos do curso de Biologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A Prefeitura estabeleceu uma parceria com a instituição, concedendo bolsa auxílio de R$ 550,00 por universitário.

Os dados consistem em espécie, tamanho, características do local de plantio (situação da calçada, presença de rede elétrica e outras) e estado fitossanitário, a chamada saúde da “chamada floresta urbana”. Alguns bairros que recebem os cadastros no momento são Guaiúba, Santa Rosa, Astúrias, Tombo, Centro, Enseada, Santo Antônio, Pae Cará, Vila Alice e Parque Estuário.

Plano Municipal



O prefeito de Guarujá, ressalta o pioneirismo do trabalho para a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana. “Priorizamos o investimento em pesquisas científicas e protocolos de prevenção. Guarujá tem como meta realizar o inventário arbóreo para criarmos o Plano Municipal. A Ilha de Santo Amaro merece esse cuidado”, salienta o chefe do Executivo.

A Semam também poderá detectar adequações necessárias no perímetro urbano, além de benefícios como umidade, sombreamento e temperatura. A universitária Lais Svartman relata que é gratificante contribuir para o crescimento sustentável de Guarujá. “Nos cadastramentos, adquirimos a noção real sobre a importância das árvores”, reforça a estudante.

Fase teórica e prática

O levantamento começou antes da fase prática. Isso porque o IPT promoveu um treinamento aos servidores da Semam, Defesa Civil e estudantes da Unisanta, para a operação da plataforma ArBio.

Guarujá tem menor índice de quedas na Região

Desde 2018, a Prefeitura de Guarujá investe na substituição de árvores com risco de queda, como a espécie ‘ficus’, proibida em vias públicas devido ao crescimento acelerado e histórico de danos às tubulações e calçadas. O trabalho rende à Cidade o menor índice de ocorrências na Baixada Santista.

Em caso de anormalidades estruturais em vias, calçadas ou imediações com árvores, a população deve acionar a Semam no número (13) 3308-7858, para uma visita técnica. Após a análise, todos os protocolos serão adotados.

Quase 50% do território protegido

Atualmente, Guarujá possui duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), as Serras do Guararu e de Santo Amaro, instituídas em 2012 e 2021. Juntas, elas somam quase 50% de todo o território, e a primeira já teve, inclusive, o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

delegado-da-pf-baleado-na-cabeca-durante-acao-em-comunidade-sofreu-perda-‘minima’-de-massa-encefalica,-diz-medico

G1 Santos

Delegado da PF baleado na cabeça durante ação em comunidade sofreu perda ‘mínima’ de massa encefálica, diz médico

O delegado da Polícia Federal Thiago Selling da Cunha, de 40 anos, sofreu perda de massa encefálica ao ser baleado na cabeça nesta terça-feira (15), em Guarujá, no litoral de São Paulo. A vítima está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro (HSA), também no município. A ação da PF não tem relação com a Operação Escudo, que soma 16 mortes e está em vigor desde […]

today15 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%