Prefeitura de Guarujá

Guarujá pleiteia investimentos para o setor náutico no Palácio dos Bandeirantes

today30 de março de 2023 6

Fundo
share close

Retomada do Programa de Estruturas Náuticas do Governo do Estado e a utilização de recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos esteve entre as pautas centrais

O prefeito de Guarujá esteve recentemente no Palácio dos Bandeirantes, em audiência com o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. O objetivo foi pleitear recursos para impulsionar a indústria náutica do Município, por meio do Programa de Estruturas Náuticas do Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com o chefe do Executivo, o intuito é dar prosseguimento ao programa para fomentar o crescimento do setor como um todo. “Guarujá possui uma das maiores frotas náuticas do Brasil, com uma extensa oferta de serviços de construção, reparação e reforma de embarcações de diferentes portes. Além disso, abriga a margem esquerda do Porto de Santos, maior do gênero da América Latina. Essa vocação náutica faz com que tal programa tenha uma importância vital para o Município”.

O programa teve início em 2022 e já contemplou 13 municípios paulistas localizados à beira de rios, lagos e represas, implementando píers, decks e rampas de apoio. Na época, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens, também realizou um estudo de viabilidade em três locais apontados pela Administração Municipal: Perequê, Tortugas e Farol do Itapema.

O chefe do Executivo estava acompanhado dos secretários municipais de Turismo, Planejamento, e Infraestrutura e Obras. O encontro contou ainda com a participação de representantes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), do Governo Estadual.



De acordo com o titular de Turismo, a primeira fase do projeto foi a entrega dessas obras em cidades do interior. Já a segunda fase vai contemplar municípios do litoral paulista. “Por isso fomos pedir a retomada desse programa, que é tão importante para Guarujá. Foram pleiteadas verbas para construção de duas rampas públicas, sendo uma na Praia do Perequê, visando à conclusão do píer já existente, e outra no Farol do Itapema.

Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos

Na audiência, a Administração Municipal também solicitou apoio em relação ao Projeto de Lei 06/ 2021, que altera a Lei 16.283, de 15 de julho de 2016. A legislação dispõe sobre o Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, especialmente sobre a utilização de até 30% dos recursos destinados às estâncias e aos municípios de interesse turístico para revitalização e manutenção de equipamentos e serviços.

“A Cidade possui equipamentos que exigem constante manutenção, especialmente os mirantes das Galhetas e da Campina, além do Pavilhão Maria Fumaça e Museu Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. A destinação desta soma é de vital importância para que os equipamentos do Município possam estar cada vez mais seguros e adaptados para receber bem nossos moradores e turistas”, pontua o secretário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

museu-da-capelinha,-que-serviu-de-esconderijo-para-o-capitao-carlos-lamarca,-e-destruido-apos-incendio-no-vale-do-ribeira;-video

G1 Santos

Museu da Capelinha, que serviu de esconderijo para o capitão Carlos Lamarca, é destruído após incêndio no Vale do Ribeira; VÍDEO

O Museu da Capelinha ficou destruído após um incêndio do Parque Estadual do Rio Turvo, em Cajati, no Vale do Ribeira. O local, considerado patrimônio cultural, abrigava a gruta que serviu de esconderijo para o capitão Carlos Lamarca e seu grupo de 16 guerrilheiros da Vanguarda Popular Revolucionária, quando eram perseguidos pela ditadura militar, em 1969. O museu abrigava um acervo de fotos e documentos sobre a passagem de Lamarca […]

today30 de março de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%