Prefeitura de Guarujá

Guarujá pleiteia mais recursos junto ao Estado para obras de combate a enchentes

today26 de janeiro de 2024 2

Fundo
share close

A Secretaria de Planejamento (Seplan) retoma pleito de indicação de recursos para intervenções nos pontos mais sensíveis da Cidade

Com o objetivo de auxiliar no combate a enchentes em Guarujá, a Prefeitura retomou, no começo deste ano, o envio de ofícios ao governador Tarcísio de Freitas solicitando a indicação de recursos para obras nos pontos mais sensíveis da Cidade. Após as chuvas dos últimos dias, os pedidos são reiterados pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que já soma 12 encaminhamentos só este mês.

Os documentos alertam sobre a necessidade de obras nas bacias do Rio do Meio, Icanhema, Praia do Guaiúba, Pitangueiras, Rio Santo Amaro, Rio Crumaú, Rio da Praia da Enseada, Rio do Perequê, Jardim Boa Esperança e Rio Acaraú. A solicitação total de recursos é de pouco mais de R$ 202,3 milhões para iniciar todas as ações nesses locais.

A secretária municipal de Planejamento enfatiza que há uma grande preocupação que os alagamentos e inundações afetem a mobilidade e a infraestrutura urbana, potencializando a ocorrência de doenças de veiculação hídrica e a proliferação de vetores.

“Em Guarujá, um dos grandes desafios em relação à drenagem é a questão da falta de declividade em muitos pontos. O fato do Município ter muitas áreas planas dificulta o escoamento dessas águas, trazendo problemas, principalmente em momentos de maré cheia, onde há maior dificuldade de escoamento de água”, explica.



Equipes da Seplan realizaram um levantamento e identificaram impactos e dificuldades existentes, além de apresentarem estudos e análises técnicas minuciosas, prevendo a necessidade de que sejam desenvolvidas estratégias de ação para futuras intervenções urbanísticas.

“Estamos sempre atentos às demandas do Município. A infraestrutura urbana, principalmente relacionada à drenagem, é uma grande preocupação da Secretaria, que tem incansavelmente buscado recursos extraorçamentários para realizar obras fundamentais com base nas diretrizes do Plano Municipal de Macrodrenagem”, afirma a secretária.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festa-de-sao-paulo-acontece-em-guaruja-neste-domingo-(28)

Prefeitura de Guarujá

Festa de São Paulo acontece em Guarujá neste domingo (28)

Guarujá realizará uma programação especial neste domingo (28), em comemoração ao Dia de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro. A iniciativa havia sido adiada devido ao mau tempo, mas foi retomada parcialmente por causa da melhora dos últimos dias. As festividades acontecerão na Capela São Paulo (Avenida Miguel Estéfno, 5.560 – Loteamento João Batista Julião), na Enseada, e conta com o apoio da Prefeitura. Às 9 horas, será feita […]

today26 de janeiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%