Prefeitura de Guarujá

Guarujá prepara 35 novos agentes em curso de formação de GCMs

today2 de fevereiro de 2024

Fundo
share close

Ainda neste semestre, eles reforçarão o efetivo de 352 GCMs na corporação; formatura está prevista para abril

Para incrementar a segurança em Guarujá, a fim de atuar em apoio à Polícia Militar do Estado de São Paulo e garantir o ordenamento da Cidade, novos 35 agentes já estão em curso de formação para integrarem a Guarda Civil Municipal (GCM). Ainda neste semestre, eles reforçarão o efetivo de 344 GCMs na corporação, totalizando 379 profissionais.

Com formatura marcada para a primeira quinzena de abril, 27 homens e oito mulheres se preparam diariamente por meio de aulas práticas e teóricas do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física (CIFTCF). São ministradas as disciplinas de Ordem Unida, com formação habitual de marcha, parada e reunião de uma tropa, além de Educação Física.

Os novos guardas passam por curso teórico e prático de aproximadamente 600 horas, com duração de 90 dias. O curso intensivo de formação, treinamento e capacitação física de Guardas Civis Municipais tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já as disciplinas e assuntos abordados são diversificados, e têm por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública. As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações. O curso é ministrado por instrutores da própria corporação, além de autoridades e profissionais de destaque na área de Segurança Pública.



Na quarta semana de aulas, já foram ministradas as disciplinas de História da GCM, Redação Oficial, Estrutura de Administração, Direito Administrativo, Direito Penal Processual, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Rotinas Administrativas e Comunicação. No Carnaval, os agentes já começarão a estagiar, para incorporar os conhecimentos práticos da profissão.

Segundo a coordenadora do curso, a Guarda Civil Municipal de Guarujá se tornou referência na região e já habilitou agentes da região, entre eles os GCMs de Santos. “Essa etapa é fundamental para a preparação física e psicológica de futuros profissionais capacitados tecnicamente, mas também humanizados e focados em servir, com respeito e cuidado, os munícipes e turistas”.

A estrutura da GCM Guarujá possui o Grupamento especializado de Rondas Ostensivas (Romu), Força-Tarefa, Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Patrulha Maria da Penha, Monitoramento e Análise de Informação, além do Trânsito e Transporte.

Solidariedade

Junto com os agentes veteranos, os 35 alunos do curso de formação participaram de uma ação solidária no começo do mês: a doação de sangue nos hospitais Guilherme Álvaro e Santa Casa de Santos. A GCM tem a prática de doar sangue por reconhecer a importância do gesto, já que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

GCM

Os GCMs têm como missão a proteção dos bens, serviços, instalações e prédios públicos municipais. Além disso, realizam patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a Cidade, abrangendo áreas comerciais e pontos turísticos.

Eles atuam no atendimento a denúncias relacionadas a danos ambientais, resgate de animais, fiscalização de trânsito, lazer náutico, perturbação de sossego, atendimentos e apoio às vitimas assistidas pelo Programa Guardiã Maria da Penha, entre outros.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caminhao-do-peixe-tem-pescados-a-precos-acessiveis

Prefeitura de Guarujá

Caminhão do Peixe tem pescados a preços acessíveis

De segunda (5) até quinta-feira (8) é possível aproveitar o equipamento para garantir diversos tipos de pescado De segunda (5) a quinta-feira (8), o Caminhão do Peixe da Prefeitura de Guarujá percorre os bairros da sede do Município e do Distrito de Vicente de Carvalho oferecendo pescados a preços mais acessíveis. No veículo, a população poderá encontrar sardinha, mistura, corvina, pampo, pescada, espada, camarão, tilápia, bagre, carapeva, gordinho, tainha e galo. Em alguns pontos de […]

today2 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%