Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza ação para conscientizar sobre câncer de mama em animais

today19 de outubro de 2023 11

Fundo
share close

Iniciativa ocorrerá do dia 23 a 25 de outubro na Unidade de Vigilância em Zoonoses

O Outubro Rosa, mês de conscientização para o tratamento do câncer de mama, também acontece para os pets de Guarujá. Isso porque a Unidade de Vigilância em Zoonoses (Avenida Adriano Dias dos Santos, 303 – Jardim Boa Esperança) realiza de 23 a 25 deste mês, o “Outubro Rosa Pet”. A iniciativa é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).

O evento, que ocorre das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, será uma campanha de conscientização com vacinação antirrábica, orientações e entrega de materiais informativos sobre a doença, como diagnosticar e tratá-la.

Especificamente sobre a vacinação do animal (antirrábica), os tutores precisam fazer o agendamento antecipado pessoalmente na sede da Unidade de Zoonoses. O animal obrigatoriamente precisa estar acompanhado de uma pessoa maior de 18 anos.

Não podem ser vacinados pets que usam antibiótico ou antiinflamatório, recém-operados ou com cirurgias agendadas para os próximos 30 dias, ou aqueles que têm menos de um ano de intervalo entre as doses de vacinação.



As pets Gordinha e Bianca venceram o câncer de mama

Após passarem por cirurgia para a retirada de tumor, feita com êxito na Superintendência de Bem-Estar Animal, as cadelas Gordinha e Bianca, ganharam uma nova chance de viver.

Leila Bento de Oliveira, de 53 anos, é tutora da Gordinha. Ela parabenizou o tratamento dado à sua cadela. “As veterinárias foram super atenciosas com ela. Acho importante garantirmos saúde de qualidade e de forma gratuita aos nossos bichinhos”.

Já o corretor imobiliário Alessandro Centenaro, tutor da cadela Bianca, que também foi operada do câncer, reforçou a conscientização sobre a doença. “Quero que tenham mais ações como essa porque é algo que atinge a todos nós e que também devemos dar atenção para nossos animais”, disse.

Durante o Outubro Rosa Pet na Unidade de Zoonoses, caso a equipe identifique no animal, sintomas referente ao câncer ou demais complicações, o munícipe deve levar seu pet à Superintendência de Bem-Estar Animal (Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301, no Jardim Conceiçãozinha) ou entrar em contato pelo telefone: (13) 3387-7197.

 Sobre a doença

O câncer de mama, também conhecido como carcinoma mamário, é uma doença onde ocorre o crescimento irregular das células do tecido, fazendo com que surjam tumores nas mamas, principalmente em animais que não foram castrados.

Os tumores podem ter diferentes tamanhos e serem firmes ou duros. Dentre as causas, as mais comuns são o uso de anticoncepcionais em animais, sendo isso altamente não recomendado, e a obesidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%