Boa parte do volume total compreende os preventivos, com 3.750 exames feitos no mês
Durante a Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Guarujá realizou cerca de seis mil atendimentos no mês passado, junto à rede municipal de saúde. Foram exatos 5.804 atendimentos prestados nas unidades básicas (UBSs), de saúde da família (Usafas) e também, no Instituto da Mulher – Casa Rosa, equipamento referência em saúde da mulher.
A maioria dos atendimentos corresponde ao exame preventivo, com 3.750 feitos durante todo o mês de outubro. Na sequência, estão as mamografias bilaterais para rastreamento, que somaram 1.412 exames. Depois, vêm as ultrassonografias de mamas, com um total de 642 solicitadas e já agendadas, entre os mutirões na Casa Rosa e também nas Usafas.
A programação na rede municipal de saúde teve início em 1º de outubro sendo finalizada no dia 29. Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde (Sesau) desenvolveu mutirões de ultrassonografia de mama, autoexame, solicitação de exame papanicolau e mamografias, palestras, orientações, oficinas e rodas de conversa. O outubro Rosa é uma campanha que visa conscientizar e alertar as mulheres e sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
Prefeitura de Guarujá.
Por: Tiphany
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)