Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza mais de 700 ações em cumprimento às metas da ONU

today21 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

Cidade alcançou ações em todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos

A Prefeitura de Guarujá ultrapassou 700 ações realizadas em cumprimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), metas da Organização das Nações Unidas (ONU) que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. A cada semestre, a Administração Municipal disponibiliza um relatório atualizado para os munícipes acompanharem as ações realizadas no site https://www.guaruja.sp.gov.br/ods/.

O grande objetivo é trabalhar em diversas frentes para proporcionar melhor qualidade de vida para a população. Para isso, Guarujá alcançou ações em todos os 17 objetivos propostos. São 719 ações colocadas em prática, sendo 122 delas apenas no item 4, que trata sobre a Educação de Qualidade.

Entre os destaques, estão iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável, como: premiação na categoria ‘Parcerias em Ação’; prêmio Top Destino Turístico; reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo; realizações de inúmeras obras no Município; investimentos na Educação; investimentos na área da Saúde; além de diversos atendimentos à população, reduzindo a desigualdade social.

As ações e os programas seguirão sendo executados a longo prazo, priorizando a transparência de indicadores e recursos utilizados pela Prefeitura, e também por terceiros por meio de parcerias.



Indicadores

Os indicadores aplicados para agregar ao relatório foram nacionais, disponibilizados por meio do Governo Federal. O material ainda foi montado e baseado em cima de avaliações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, levando em conta principalmente, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), com foco em infraestrutura e processos, avaliando a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Com isso, são oferecidos elementos que subsidiam a ação fiscalizatória, inclusive da própria sociedade, por conta da transparência de todo o processo. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento do Município.

A secretária municipal de Planejamento (Seplan) explica que Guarujá reconhece a importância da proposta apresentada e tem como objetivo atender as metas estipuladas pela ONU. “Diariamente, trabalhamos com o objetivo de transformar Guarujá em uma cidade que se desenvolve de maneira sustentável e inclusiva. Para isso, são colocadas em prática ações voltadas para o crescimento social, ambiental e econômico”.

ODS

Os ODS são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. A também chamada Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos em um total de 169 metas. Guarujá dispõe de políticas públicas em todas as áreas. O resultado é a soma de ações de todas as secretarias municipais ao longo dos anos, programas da Administração que demonstram o comprometimento da atual gestão com questões contemporâneas e importantes para toda a sociedade.

No universo corporativo, os ODSs tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos, por exemplo. “Um dos objetivos mais importantes é o de incluir e oferecer oportunidades para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás. As metas devem ser alcançadas em uma ação conjunta, que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo. É cada um fazendo a sua parte para o melhor para todos”, explica a secretária.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prazo-para-aderir-ao-refis-e-garantir-descontos-de-ate-100%-termina-nesta-segunda-feira

Prefeitura de Guarujá

Prazo para aderir ao Refis e garantir descontos de até 100% termina nesta segunda-feira

Contribuinte tem oportunidade de não ter o nome incluído na lista de negativados dos serviços de proteção ao crédito O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) de Guarujá, com descontos de até 100% sobre multas e juros, termina nesta segunda-feira (26). O contribuinte ainda poderá aproveitar para aderir ao programa e não ter o nome incluído na lista de negativados dos serviços de proteção ao crédito. A partir da data, o desconto […]

today21 de fevereiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%