Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza mais de 700 ações em cumprimento às metas da ONU

today21 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

Cidade alcançou ações em todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos

A Prefeitura de Guarujá ultrapassou 700 ações realizadas em cumprimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), metas da Organização das Nações Unidas (ONU) que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. A cada semestre, a Administração Municipal disponibiliza um relatório atualizado para os munícipes acompanharem as ações realizadas no site https://www.guaruja.sp.gov.br/ods/.

O grande objetivo é trabalhar em diversas frentes para proporcionar melhor qualidade de vida para a população. Para isso, Guarujá alcançou ações em todos os 17 objetivos propostos. São 719 ações colocadas em prática, sendo 122 delas apenas no item 4, que trata sobre a Educação de Qualidade.

Entre os destaques, estão iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável, como: premiação na categoria ‘Parcerias em Ação’; prêmio Top Destino Turístico; reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo; realizações de inúmeras obras no Município; investimentos na Educação; investimentos na área da Saúde; além de diversos atendimentos à população, reduzindo a desigualdade social.

As ações e os programas seguirão sendo executados a longo prazo, priorizando a transparência de indicadores e recursos utilizados pela Prefeitura, e também por terceiros por meio de parcerias.



Indicadores

Os indicadores aplicados para agregar ao relatório foram nacionais, disponibilizados por meio do Governo Federal. O material ainda foi montado e baseado em cima de avaliações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, levando em conta principalmente, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), com foco em infraestrutura e processos, avaliando a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Com isso, são oferecidos elementos que subsidiam a ação fiscalizatória, inclusive da própria sociedade, por conta da transparência de todo o processo. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento do Município.

A secretária municipal de Planejamento (Seplan) explica que Guarujá reconhece a importância da proposta apresentada e tem como objetivo atender as metas estipuladas pela ONU. “Diariamente, trabalhamos com o objetivo de transformar Guarujá em uma cidade que se desenvolve de maneira sustentável e inclusiva. Para isso, são colocadas em prática ações voltadas para o crescimento social, ambiental e econômico”.

ODS

Os ODS são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. A também chamada Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos em um total de 169 metas. Guarujá dispõe de políticas públicas em todas as áreas. O resultado é a soma de ações de todas as secretarias municipais ao longo dos anos, programas da Administração que demonstram o comprometimento da atual gestão com questões contemporâneas e importantes para toda a sociedade.

No universo corporativo, os ODSs tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos, por exemplo. “Um dos objetivos mais importantes é o de incluir e oferecer oportunidades para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás. As metas devem ser alcançadas em uma ação conjunta, que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo. É cada um fazendo a sua parte para o melhor para todos”, explica a secretária.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prazo-para-aderir-ao-refis-e-garantir-descontos-de-ate-100%-termina-nesta-segunda-feira

Prefeitura de Guarujá

Prazo para aderir ao Refis e garantir descontos de até 100% termina nesta segunda-feira

Contribuinte tem oportunidade de não ter o nome incluído na lista de negativados dos serviços de proteção ao crédito O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) de Guarujá, com descontos de até 100% sobre multas e juros, termina nesta segunda-feira (26). O contribuinte ainda poderá aproveitar para aderir ao programa e não ter o nome incluído na lista de negativados dos serviços de proteção ao crédito. A partir da data, o desconto […]

today21 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%