Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza Semana da Capoeira a partir desta quinta-feira

today31 de agosto de 2022 54

Fundo
share close

Iniciativa reúne academias de capoeira da Cidade e tem objetivo de preservar as tradições locais e fomentar a cultura

A Prefeitura de Guarujá realiza a partir desta quinta (1°) até a próxima quarta-feira (7), a Semana da Capoeira. As atividades serão realizadas nas academias de capoeira da Cidade e nas Praças 14 Bis (Vicente de Carvalho) e Horácio Lafer (Enseada).

O evento tem como objetivo preservar as tradições locais e fomentar a cultura. A ação é organizada pelas políticas públicas da Igualdade Étnica Racial e Direitos Humanos, Frente Capoeira de Guarujá e Liga Guarujaense de Capoeira.

Durante toda a semana, as academias da Cidade vão realizar apresentações alusivas ao evento. Na quinta-feira (1º), as atividades acontecem a partir das 19 horas, na Praça 14 Bis. O público vai poder prestigiar uma grande roda, com grupos tradicionais da Cidade. Já no domingo (4), o evento acontece a partir das 17 horas, na Praça Horácio Lafer, na Enseada, com mais uma roda.

Já na quarta-feira (6), a partir das 9 horas, os grupos de capoeira participam do Desfile Cívico-militar em Vicente de Carvalho, na Avenida Santos Dumont (trecho entre as Avenidas São João e Luís Gama).



História

A Capoeira em Guarujá tem suas primeiras manifestações no início de 1950. Um grupo de capoeiristas, intitulado: “Bahia do Berimbau”, se reunia em Vicente de Carvalho, tendo como seus primeiros mestres – Olívio Bispo dos Santos (Mestre Bispo), Benedito dos Santos (Mestre Bispo), Mauricio de Oliveira Santos (Mestre Bahia do Charuto), posteriormente se uniu a eles, Roberto Teles de Oliveira (Mestre Sombra).

Mestre Sombra, reconhecido nacionalmente, fundou a primeira academia de capoeira da Cidade, localizada na Rua Oliveira (atual Joana de Menezes Faro) e abriu as portas para outros grupos e eventos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-soma-15-vagas-de-emprego-nesta-quinta-feira

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá soma 15 vagas de emprego nesta quinta-feira

Abaixo, veja as exigências de cada oportunidade e como concorrer a cada uma delas 2 vagas – Armador de Ferragens na Construção Civil Mínimo de três meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Fundamental incompleto 1 vaga – Atendente de lojas Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Médio completo 2 vagas – Técnico em Enfermagem Ensino Médio completo Ter Coren ativo 2 vagas – Estoquista (vaga […]

today31 de agosto de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%