Iniciativa faz parte do Programa Despoluir e reconhece iniciativas que promovam a melhoria da qualidade do ar, bem como o crescimento sustentável das empresas de transporte de passageiros
Guarujá foi uma das sete cidades da Baixada Santista que recebeu o Selo Cidade Verde, que reconhece as ações para controle da emissão de poluentes na frota de transportes de passageiros. A empresa City Transporte Urbano, responsável pelo transporte coletivo na Cidade, obteve as placas alusivas à concessão do selo.
A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (22), na Unidade Operacional de São Vicente do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). A Cidade foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Lopes. Além de Guarujá, Santos, Praia Grande, Peruíbe, Cubatão, São Vicente e Bertioga foram certificadas.
A iniciativa faz parte do Programa Despoluir, uma ação conjunta da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp) com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest/Senat, além do apoio da Mercedes Benz.
O objetivo é reconhecer as iniciativas que promovam o controle das emissões de poluentes, resultando na melhoria da qualidade do ar, bem como no crescimento sustentável das empresas operadoras do transporte de passageiros.
Além disso, o selo aprova o empenho das prefeituras em assegurar boas práticas de gestão ambiental, por meio das empresas que operam a concessão do transporte público, reduzindo a emissão de gases veiculares.
Baixada Santista
Na Baixada Santista, o índice de aprovação da frota é de 99%. Foram inspecionados 707 veículos nas modalidades urbano, metropolitano e fretamento, com apenas cinco reprovados.
Brasil
Em todo o Brasil, foram feitas 3.660.747 aferições em veículos, com 88,9% de aprovações. Foram atendidas 27.080 empresas em 24 estados. Existem 108 unidades operacionais do Despoluir rodando pelo Brasil. Além da avaliação veicular ambiental, também é feita a análise da qualidade do diesel utilizado nos ônibus.
Publicar comentários (0)