Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebe treinamento do Programa Praia Acessível e ganha seis cadeiras anfíbias

today10 de novembro de 2022 25

share close

A Pérola do Atlântico ganhou do Estado o maior número de equipamentos destinados à Baixada Santista; evento aconteceu na Praia do Guaiúba

 Guarujá é referência no atendimento a pessoas com deficiência (PCD), através do Programa Praia Acessível. Nesta quarta-feira (9), o Município sediou treinamento do programa do Governo do Estado, que ajuda pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a usufruírem das praias. A ação aconteceu na Praia do Guaiúba. Na oportunidade, a Pérola do Atlântico foi presenteada com seis cadeiras anfíbias, o maior número de equipamentos destinados à Baixada Santista. Ao todo, 90 cidades ganharão do Governo do Estado, três cadeiras anfíbias cada.

Implantado em 2011 pelo Governo Estadual, o Praia Acessível é desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel). O Programa voltar a ser realizado na Cidade ao final deste mês, com o funcionamento da base instalada na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras.

O coordenador da Secretaria do Estado de Gestão de Pessoa com Deficiência, Thiago Cabral Oliveira, acompanhou o treinamento. “Esses equipamentos vêm para auxiliar pessoas com deficiência física e intelectual para tomarem banho de mar. É um processo que parece simples, mas para PCDs pode gerar dificuldades. E Guarujá será agraciada com seis cadeiras, tendo o Município a maior quantidade de equipamentos da Baixada Santista”, disse.

O treinamento foi ministrado por Armando Fantini, criador da empresa que produz as cadeiras anfíbias. Entre os tópicos abordados, ele citou os materiais usados para a confecção das cadeiras e como elas devem ser preservadas. Ele também ensinou como montar o aparelho e, após isso, explicou passo a passo unindo teoria e prática.



A munícipe e PCD, Ethel Nascimento Schad, participou do treinamento se voluntariando a usar o equipamento. “É uma experiência inenarrável. A gente passa a acreditar que realmente conseguimos entrar na água e usufruir dessas praias incríveis. É maravilhoso”, comentou.

Diversos representantes de cidades da Baixada Santista estiveram presentes no treinamento. Para o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, José Roberto Galvão, ganhar os equipamentos coroa um árduo trabalho de inclusão social: “Ver essas pessoas tendo a oportunidade de tomar banho de mar tão felizes nos faz ter ainda mais certeza de que todo esse trabalho vale muito a pena”, afirmou.

Cadeiras Anfíbias – Recebem esse nome por serem fabricadas com pneu especial, que permite superar a dificuldade da areia e não afundar dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, em uma profundidade segura.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-deve-oferecer-aulas-sobre-empreendedorismo-aos-alunos-da-rede-municipal-de-ensino-em-2023

G1 Santos

Guarujá deve oferecer aulas sobre empreendedorismo aos alunos da rede municipal de ensino em 2023

Carta de intenção assinada pela prefeitura e pelo Sebrae firmou o acordo. Carta de intenção assinada pela Prefeitura de Guarujá, SP, e pelo Sebrae firmou o acordo — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação A rede municipal de ensino de Guarujá, no litoral de São Paulo, deve contar com a matéria de empreendedorismo a partir de 2023. A iniciativa surgiu após a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e […]

today9 de novembro de 2022 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%