Prefeitura de Guarujá

Guarujá retira mais de 800 kg de plástico do meio ambiente

today28 de novembro de 2023

Fundo
share close

Força-tarefa aconteceu no bairro Sítio Conceiçãozinha, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Projeto Eco Comunidade; resíduos foram trocados por alimentos e itens de higiene pessoal

Em Guarujá, na segunda-feira (27), os esforços de crianças, jovens e adultos resultaram na retirada de 809 kg de plástico do Sítio Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho. A ação faz parte do Programa ‘Reciclou, Ganhou’, que é desenvolvido pela Prefeitura e parceiros, com o apoio do Projeto Eco Comunidade, dos próprios moradores do bairro. Os resíduos foram trocados por eco moedas, alimentos e itens de higiene pessoal como arroz, óleo de cozinha, molho de tomate, detergente e fraldas.

Durante a manhã, a cada 1 kg de plástico, foi possível garantir produtos de necessidade básica na Eco Loja Cavalo Marinho (Rua Santo Antônio, 71).  A prática no local já é permanente e acontece semanalmente, com o incentivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e Terminal Exportador de Guarujá e Terminal de Exportação de Açúcar de Guarujá (Teg/Teag).

Para a moradora Cassandra Viana da Costa, que já é participante assídua da iniciativa, a diferença nas ruas é notória. “O nosso bairro está muito mais limpo. Antes, quando chovia, os bueiros entupiam e as vias ficavam alagadas, mas agora não”, elogiou.

Oficinas de educação ambiental



Periodicamente, além da entrega de resíduos, os moradores também participam de oficinas de educação ambiental. O objetivo é fortalecer o compromisso da população na destinação adequada dos resíduos. Trata-se de um processo colaborativo para formar agentes ambientais atuantes na região.

De acordo com a gestora ambiental e porta-voz do Projeto Eco Comunidade, Priscila Pereira, o trabalho de economia circular está crescendo cada vez mais e ajudando no desenvolvimento social sustentável a partir da reciclagem. “Todos, desde o Centro Comunitário da Conceiçãozinha às creches, impulsionamos ações para aumentar o sentimento de pertencimento, além  de fazer parte das soluções ambientais e econômicas”, comemorou.

‘Reciclou, Ganhou’

O ‘Reciclou, Ganhou’ faz parte do Projeto Recicla Guarujá, que conscientiza sobre a importância da coleta seletiva e da destinação adequada dos resíduos sólidos. A iniciativa é desenvolvida por meio de 14 Lojas Eco Troca e feiras orgânicas pontuais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-171-vagas-de-emprego-nesta-quarta-feira-(29)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 171 vagas de emprego nesta quarta-feira (29)

Abaixo, veja as exigências de cada vaga e como concorrer 40 vagas – Pintor Industrial   Experiência comprovada em Carteira de Trabalho  Escolaridade: Ensino Fundamental 16 vagas – Pedreiro                 Experiência na função Escolaridade: Fundamental incompleto 15 vagas – Repositor de Mercadorias    Experiência não exigida  Escolaridade: Ensino Fundamental 15 vagas – Mecânico de Refrigeração      Experiência na função Escolaridade: Ensino Fundamental 15 vagas – Motorista      Experiência na função  Escolaridade: Ensino Fundamental Observação: Possuir CNH D 15 vagas – Ajudante de […]

today28 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%