Prefeitura de Guarujá

Guarujá retoma o Programa de Prevenção às Drogas e Violência nas escolas

today26 de maio de 2023 17

Fundo
share close

Ação envolve palestras para os alunos do Ensino Fundamental I e II, da rede municipal, contemplando 20.105 mil estudantes

A Prefeitura de Guarujá retomou nesta semana o Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) nas Escolas, instituído pela Lei Municipal 4478/2017. A ação é coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  O programa envolve palestras para os alunos do Ensino Fundamental I e II, da rede municipal, contemplando 20.105 mil estudantes.

“Temos unido esforços para combater as drogas e a violência, atuando muito além daquilo que é de responsabilidade do Município na política de segurança pública, uma competência do Governo Estadual. Este programa é mais uma estratégia de prevenção porque sabemos que as crianças podem formar essa rede de multiplicadores de boas ações”, afirmou o chefe do Executivo.

Em função da pandemia da covid-19, o programa estava paralisado, mas após reunião do prefeito com representantes da Segurança Pública e Conselho Tutelar, as atividades recomeçaram. O intuito é despertar no aluno o autoconhecimento e o autocontrole, ajudando a instigar habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, compreensão e a lidar com desafios e responsabilidades.

Escolas



A primeira unidade a receber o PPVD, é a Escola Municipal Oswaldo Cruz (Av. Pres. Vargas, 485 – Vicente de Carvalho). Os encontros contemplam alunos dos 5º anos e acontecem toda terça e quinta-feira, até dia 4 de julho. Durante as palestras, que geralmente tem duração de 50 minutos, são abordadas as formas de prevenção às drogas, tipos de violência no ambiente escolar e bullying. Cada aluno recebe uma apostila com as informações.

“É uma ação fundamental não só para alertar, mas também para mostrar que dá para sair desse mundo de drogas e violência. Nossa unidade já trabalha com atividades sobre esse tema e esse diálogo com a GCM só reforça o respeito e a segurança que desejamos no ambiente escolar”, afirmou o diretor de escola.

Quem aproveitou a palestra foi o aluno Kauê Henderson Lima Fernandes dos Santos Souza. “Gostei bastante das explicações sobre drogas, porque mostra que não é uma coisa legal. Eu também me sinto mais seguro em saber que essa apresentação está acontecendo em outras escolas, assim todo mundo vai ter consciência”, afirmou o aluno do 5º ano.

Para o coordenador do Programa a conscientização é essencial. “O melhor remédio para coibir a droga e a violência é trabalhar a prevenção, por meio de um trabalho contínuo. E percebemos o quanto as crianças participam e compartilham suas dúvidas e experiências”, afirmou o guarda municipal.

No início do mês, o guarda municipal participou em Cubatão de uma capacitação voltada ao tema. Ação foi promovida pela Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), ministrada pela Divisão de Prevenção e Educação (DIPE).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

federacao-espanhola-diminui-punicao-ao-valencia-por-racismo-contra-vinicius-jr

G1 Mundo

Federação espanhola diminui punição ao Valencia por racismo contra Vinicius Jr

O recurso reduziu a multa aplicada ao Valencia de 45 mil para 27 mil euros. Justiça convoca Vini Jr e torcedores do Valencia após ataques racistas A Comissão de Recursos da Federação Espanhola (RFEF) reduziu nesta sexta-feira (26) as penalidades que havia aplicado ao clube de futebol Valencia após os insultos racistas contra o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid. As alterações nas sanções são as seguintes: Uma parte dos […]

today26 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%