Prefeitura de Guarujá

Guarujá supera meta da Organização Mundial de Saúde em leitos de UTI

today23 de junho de 2022 5

Fundo
share close

Cidade aumentou em 100% a quantidade de leitos públicos permanentes de UTI no SUS

A Prefeitura de Guarujá ampliou em 100% a quantidade de leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santo Amaro, passando de 20 para 40, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A conquista é resultado de uma luta de dez anos na Cidade e supera o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece a proporção de um leito para cada 10 mil habitantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Município possui 324.977 habitantes.

Com a ampliação da cobertura vacinal em Guarujá, houve uma queda expressiva na quantidade de internados por covid-19. A partir do arrefecimento da pandemia no que se refere à ocupação hospitalar, a Prefeitura destinou os leitos não mais utilizados neste fim para outras patologias. Os leitos permanentes de UTI tiveram a efetivação da habilitação pelo Ministério da Saúde, que custeia o atendimento, e também recebe recursos complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

O Município deu um salto de 20 unidades até dezembro do 2021 para 40 leitos públicos de UTI este ano, no Hospital Santo Amaro. Em maio, somente 13 munícipes foram hospitalizados pela doença e apenas 25% tinham ciclo vacinal completo, com as três doses da imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde avalia que os leitos disponibilizados para a covid-19 cumpriram o seu papel, foram determinantes durante os mais de dois anos de pandemia e agora têm um novo destino.



Para o secretário municipal de Saúde, a Cidade passou a ter melhores em condições de atender a demanda por leitos de UTI em geral. “Com a queda da covid, outras patologias tinham necessidade de utilizar esses leitos e fizemos mais do que ampliação numérica, mas o aumento da possibilidade de salvar vidas”, pontua o secretário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guarujaprev-amplia-modernizacao-e-disponibiliza-autosservicos-para-seus-segurados

Prefeitura de Guarujá

GuarujáPrev amplia modernização e disponibiliza autosserviços para seus segurados

Plataforma ‘Meu GuarujáPrev’ oferece rapidez, transparência e praticidade no atendimento A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, está aprimorando seu sistema de autoatendimento para os segurados, possibilitando que todos obtenham automaticamente extratos previdenciários de todas as contribuições destinadas à autarquia. É a plataforma ‘Meu GuarujáPrev’, que oferece diversos serviços, como a obtenção de contracheques mensais (holerites) e informes de rendimentos. Se precisar, o segurado […]

today23 de junho de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%