Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

today7 de março de 2024 1

Fundo
share close

Palestras, panfletagem, caminhada e testes de IST fazem parte do cronograma

A Prefeitura de Guarujá conta com extensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Entre as iniciativas, estão palestras, caminhada, ação sócio-comunitária e testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST), realizadas durante todo o mês.

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras do mês de março, por exemplo, o Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5, Vila Maia) realizará orientações sobre aleitamento materno. Os encontros acontecem às 12 horas nas segundas e 7h30 as quartas e sextas-feiras. Também às sextas-feiras, o espaço vai atender as mulheres, das 8 às 12 horas, para a realização de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite C.

Já na sexta-feira (8), às 8 horas, a Casa Rosa celebrará o Dia Internacional da Mulher com palestra da psicóloga Tereza Neuman, sobre o papel da mulher na sociedade. Das 9 às 16 horas, haverá a realização de ultrassonografia de mamas com pacientes previamente agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O Instituto também entregará panfletos que abordam o autocuidado feminino.

Cras e Cati



Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) proporcionarão, além de palestras, diversas atividades.

Na quinta-feira (7), o Cras da Enseada realizará, às 14 horas, uma palestra sobre a saúde feminina voltada às atendidas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Já na terça-feira (12), às 9 horas, acontecerá uma palestra sobre Inteligência Emocional.  As atividades serão realizadas na sede de órgão, que fica na Rua Dr. Fernando Nascimento, 640.

O Cras da Santa Rosa fará, na quinta-feira (7), também às 14 horas, na Capela Santa Cruz dos Navegantes (Rua Messias Borges, s/n, esquina com a Rua Orlando Botelho), uma palestra alusiva ao mês da mulher. No dia 20, às 9 horas, na sede do Cras Santa Rosa (Rua Azuil Loureiro, 1.020), acontecerá uma atividade para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

O Cras do Morrinhos promoverá, na sexta-feira (8), a partir das 14 horas, uma palestra sobre a saúde feminina, ministrada por uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau). Na quarta-feira (13), no mesmo horário, acontecerá uma palestra sobre a violência contra a mulher. Já na terça-feira (26), às 14 horas, ocorrerá uma ação sócio-comunitária – em alusão à data. As atividades serão no Cras (Rua Manoel Vicente Brito, s/n – Morrinhos 3).

Na quarta-feira (13), às 8h30, o Cati promoverá uma caminhada alusiva ao mês da mulher com atividade física, café da manhã e oficinas. A concentração será na sede do órgão, que fica Rua Buenos Aires, 221 – Vila Maia.

Ciclo de palestras

A partir do dia 11 de março, diversas palestras acontecerão nos Núcleos de Educação Infantil e Conveniada (Neics) de Guarujá, voltadas às mães de alunos. Elas abordarão temas como direitos e deveres das mulheres. Confira programação abaixo.

– 11 de março, às 15h30 – Neic Professora Marcia Munhoz (Rua Rio Branco, 256 – Perequê)

– 11 de março, às 15h30 – Neic Professora Beatriz Mero (Rua Madeira, 218 – Perequê)

– 12 de março, às 15h30 Neic Jitaro Itano II (Rua Javari, 105 – Perequê)

– 14 de março, às 15h30 – Neic Professor Amaro (Rua Iracema, 771 – Loteamento João Batista Julião)

– 21 de março, às 19h15 – Associação Formando Cidadão (Rua Sílvio Rolim, 14 – altos)

– 26 de março, às 8 horas – Associação Formando Cidadão (Avenida Teófilo Cardoso, 100 – Santo Antônio).

Patrulha Maria da Penha promove conscientização

Na última quarta-feira (6), a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu um café da manhã com guardas municipais femininas e alunas da instituição, no Terminal de Passageiros do Ferry Boat.

No mesmo dia, a equipe participou do Seminário ‘Mulheres Sobre Mulheres’, que discutiu os direitos e deveres das mulheres. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, em iniciativa da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom).

Já na quinta-feira (7), no Terminal de Passageiros Ferry Boat Plaza, a Patrulha Maria da Penha promoveu panfletagem de material informativo, em que continha informações sobre os níveis de violência, conhecido, como Violentômetro.

Conselho das Mulheres toma posse

O prefeito de Guarujá. Válter Suman. empossou o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), na última segunda-feira (4), para o biênio 2023/25, em solenidade realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. A cerimônia aconteceu em homenagem ao mês da mulher. A eleição do novo colegiado aconteceu após eleições realizadas em dezembro de 2023.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-investe-em-mais-equipamentos-para-reforcar-combate-a-dengue

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura investe em mais equipamentos para reforçar combate à dengue

Secretaria de Saúde adquiriu 12 novos nebulizadores costais, além de quatro máquinas de compressão Guarujá não tem medido esforços na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. E para reforçar o combate a essas doenças, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde, comprou 16 novos equipamentos. Foram adquiridos 12 nebulizadores costais e mais quatro máquinas de compressão prévia. Os itens serão utilizados por três […]

today7 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%